Somos sua nova área de tecnologia

7 maneiras que o ChatGPT pode ajudar os desenvolvedores

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Muito se tem falado sobre os perigos que o ChatGPT oferece aos desenvolvedores de software, mas quais são os benefícios?

O ChatGPT é uma IA de resposta a perguntas de longa duração da OpenAI que responde a perguntas complicadas. É uma nova tecnologia empolgante que está sendo ensinada a entender e responder às perguntas feitas por pessoas IRL.

Sua capacidade de resposta semelhante ao humano enviou choques para todo o mundo, dando origem à noção de que um dia poderia transformar como as pessoas interagem com computadores e como as informações são encontradas.

O que é ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer)

A OpenAI lançou o ChatGPT em novembro de 2022, um chatbot com um grande modelo de linguagem. Como resultado, você pode se comunicar com um chatbot de várias maneiras. O modelo de linguagem pode ajudá-lo com codificação, criação de e-mails e redação de ensaios, bem como responder às suas consultas. Tanto o aprendizado por reforço quanto o aprendizado supervisionado são usados para aperfeiçoar o ChatGPT.

O ChatGPT foi treinado reunindo dados significativos com um corte em outubro de 2021. Então, usando conjuntos de dados adicionais com rótulos rotulados por humanos, o modelo é avaliado e melhorado continuamente para várias tarefas orientadas para a linguagem. É fascinante ver como ele pode se envolver em conversas e responder com comentários que às vezes parecem bastante perspicazes.

Falando tecnicamente, o ChatGPT se enquadra na categoria de Inteligência Artificial gerativa. Uma vez treinada, um modelo de IA gerativa pode gerar resultados semelhantes aos dados de treinamento, mas não exatamente os mesmos.

Você quer se tornar um engenheiro de IA? Aqui estão as habilidades que você precisará para ter sucesso.

É apaixonado por aprendizado de máquina? Junte-se ao Honeypot e comece a receber convites para entrevistas.

Como o ChatGPT beneficia os desenvolvedores

1) Gerando códigos

Em termos de geração de código, o ChatGPT é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores. O ChatGPT pode compreender e interpretar as necessidades dos desenvolvedores usando suas habilidades de processamento de linguagem natural e fornecer trechos de código correspondentes. Quando se trata de tarefas repetidas ou código boilerplate, isso pode economizar muito tempo para os programadores.

Em vez de produzir funcionalidades básicas, o ChatGPT pode produzir códigos complexos para tarefas como construir uma classe ou módulo inteiro. Isso permite que desenvolvedores desconhecidos de uma linguagem de programação ou framework acompanhem rapidamente sem gastar muito tempo nos fundamentos, o que pode ser muito valioso para programadores iniciantes.

No geral, as características de geração de código do ChatGPT podem ser úteis para desenvolvedores de todos os níveis de experiência, pois ajudam a focar nos aspectos mais críticos dos seus projetos. Ao mesmo tempo, o modelo cuida das tarefas repetitivas e demoradas. Além disso, isso pode diminuir a possibilidade de erros e inconsistências, economizando tempo.

Aqui você pode encontrar os resultados do ChatGPT quando pedido para criar um componente React com os requisitos especificados. Eu especificamente pedi que usasse a biblioteca “React Beautiful DND” e o ChatGPT me construiu um componente React totalmente funcional que satisfazia todas as minhas necessidades. Foi um resultado excepcional. O ChatGPT incluiu todas as funcionalidades que eu pedi e o aplicativo funcionou como esperado. O ponto chave é a sua compreensão; ele entregou perfeitamente em todas as minhas necessidades.

Assista ao documentário React da Honeypot e ouça o que os fundadores do React tiveram a dizer sobre os controversos primeiros dias.

image 396

2) Gerando documentos

Graças às habilidades de processamento de linguagem natural do ChatGPT, ele pode gerar documentos com precisão identificando os requisitos. Desenvolvedores, que frequentemente precisam gastar muito tempo desenvolvendo documentação abrangente para seu código, podem se beneficiar significativamente disso em termos de economia de tempo.

Por exemplo, um desenvolvedor pode dar ao ChatGPT um trecho de código e instruí-lo a gerar documentação explicando a intenção da função, entradas, saídas e outros detalhes relevantes. Além disso, o ChatGPT pode produzir documentação para classes ou módulos inteiros, oferecendo uma visão abrangente do código.

Aprenda mais sobre como vincular CSS ao HTML.

Como usar a injeção de dependência no seu código.

Para desenvolvedores de todos os níveis de habilidade, as capacidades de geração de documentação de código do ChatGPT seriam de grande ajuda, pois libertam os desenvolvedores e permitem que eles se concentrem nos elementos mais cruciais do projeto. Ao mesmo tempo, o modelo completa o processo laborioso de descrever o código. Como resultado, os desenvolvedores podem garantir que a sua base de código esteja bem documentada usando o ChatGPT, o que tornará mais fácil para outros desenvolvedores compreender e trabalhar com ela.

Você pode encontrar o resultado do ChatGPT quando solicitar que ele gere a documentação para um determinado trecho de código abaixo. É uma simples função de wrapper que envolve o método ‘get’ do Axios.

Na documentação gerada pelo ChatGPT, podemos ver que ele identificou com precisão o propósito da função e o uso de todos os parâmetros. Além disso, o ChatGPT forneceu um código de exemplo para identificar a função melhor. É muito útil na documentação e o ChatGPT fez um ótimo trabalho aqui.

image 397

3) Escrevendo casos de teste

ChatGPT pode ajudar os desenvolvedores a escrever casos de teste de várias maneiras. Uma delas é reconhecendo o propósito do caso de teste e criando entradas de teste e resultados esperados. Por exemplo, suponha que um desenvolvedor peça ao ChatGPT para escrever um caso de teste que possa lidar com entrada inválida. Nesse caso, o ChatGPT pode gerar entradas inválidas, como caracteres especiais, strings vazias e valores fora do intervalo.

O ChatGPT é útil na escrita de casos de teste devido à sua capacidade de identificar a lógica e a estrutura por trás do código que você fornece. Por causa disso, o ChatGPT pode escrever casos de teste que abrangem diferentes caminhos de código e casos de borda. Por exemplo, suponha que um desenvolvedor forneça um trecho de código e diga ao ChatGPT que o código deve ser capaz de lidar com grandes conjuntos de dados. Nesse caso, ele pode produzir entradas de teste com grandes conjuntos de dados. Ele também pode gerar resultados esperados que correspondam à lógica do código.

ChatGPT também pode ser usado para gerar documentação de casos de teste. Ele pode gerar descrições curtas e facilmente compreensíveis dos casos de teste, incluindo os dados de entrada do teste, resultados esperados e condições sob as quais os casos de teste devem passar ou falhar. Como resultado, os desenvolvedores, mesmo aqueles que não têm conhecimento de testes, podem atualizar rapidamente os casos de teste fornecidos.

Abaixo, você pode encontrar o resultado do ChatGPT após solicitar a geração de um caso de teste para a função de wrapper “getHttpMethod” mencionada acima.

Se dividirmos o resultado do ChatGPT, podemos ver que o ChatGPT usou o Jest e que o caso de teste gerado inclui dois testes. A resposta da solicitação GET é comparada com a saída esperada e verifica se a função funciona como esperado.

image 398

4) Simplificando códigos e explicando trechos de código complexos.

Com o ChatGPT, programadores podem produzir rapidamente explicações em linguagem simples de seções de código complicadas, tornando-o mais simples para que outros o compreendam e mantenham o código.

Ao gerar automaticamente comentários de código e documentação, o ChatGPT pode ser usado para simplificar o código. Os desenvolvedores, portanto, podem economizar uma quantidade considerável de tempo e esforço. Além disso, devido à capacidade do modelo de compreender a lógica e a estrutura subjacentes do código, a documentação e os comentários gerados pelo ChatGPT são frequentemente mais precisos e informativos do que um desenvolvedor poderia escrever.

Ao ajudar os programadores na refatoração e otimização de códigos, o ChatGPT também pode auxiliar os desenvolvedores a tornar o seu código mais simples. Por exemplo, o modelo pode avaliar o código e fazer sugestões para melhorias, como reduzir as linhas de código ou aumentar a eficiência. Isso pode melhorar o desempenho, tornar o código mais legível e gerenciável e resultar em menos erros.

Como lidar com alertas de tempo de inatividade sobrepostos.

Confira os 18 empregos do futuro.

Explicar trechos de código complexos pode ser outra função útil do ChatGPT. O ChatGPT pode simplificar a compreensão e o uso de códigos complexos para desenvolvedores, gerando explicações em linguagem natural do código. Além disso, o modelo pode descrever como as diversas partes do código interagem para realizar uma tarefa específica, dividindo o código complicado em partes mais simples. Como eles não precisam mais gastar horas tentando entender códigos complexos, os desenvolvedores economizam um tempo significativo e esforço.

Aqui você pode encontrar um exemplo simples ao perguntar para explicar um pequeno trecho de código para um iniciante.

image 399

5) Gerando códigos alternativos

Para desenvolvedores que procuram produzir códigos alternativos e melhorados em performance, o ChatGPT pode ser uma ferramenta benéfica. Ele pode compreender muitas linguagens de programação e padrões de codificação, pois foi treinado com um grande volume de códigos. Como resultado, o ChatGPT pode produzir códigos alternativos que não são apenas mais eficazes e eficientes, mas também legíveis e manuteníveis.

O ChatGPT sugere melhorias no código como uma forma de alcançar isso. Por exemplo, o modelo pode avaliar um pedaço de código e recomendar maneiras alternativas de melhorar o desempenho, como reduzir o número de operações ou limitar o uso de memória. Essas recomendações podem ajudar os desenvolvedores a escrever códigos mais eficazes, resultando em melhor escalabilidade e desempenho mais rápido.

Também, o ChatGPT pode ser útil na geração de códigos alternativos, sugerindo diferentes algoritmos. Ele pode examinar o código dado e tem a capacidade de identificar o melhor algoritmo para o código.

Aqui você pode encontrar um exemplo simples do que o ChatGPT gerou quando solicitado para fornecer um código alternativo otimizado para desempenho para uma determinada função. Ele não só reproduz código alternativo, mas também nos diz as alterações que o ChatGPT fez ao gerá-lo.

image 400

6) Rastreando bugs/aplicando boas práticas de código

Para desenvolvedores que querem identificar bugs e implementar melhores práticas de codificação, o ChatGPT pode ser uma ferramenta benéfica. Ao recomendar estratégias de depuração, o ChatGPT pode ser usado para encontrar bugs. Por exemplo, o modelo pode examinar um pedaço de código e sugerir ações específicas que os desenvolvedores podem tomar para encontrar e corrigir bugs. Como resultado, os desenvolvedores não precisam mais gastar horas identificando a causa raiz do bug, o que pode economizar um tempo e esforço substanciais.

Ao recomendar a reestruturação de código, o ChatGPT também pode ser usado para localizar bugs. Por exemplo, o modelo pode examinar um pedaço de código e sugerir modificações que melhorem sua legibilidade, manutenibilidade e natureza livre de bugs. Um código melhor escrito como resultado disso pode resultar em menos bugs e um ciclo de desenvolvimento mais rápido.

Além disso, técnicas de codificação adequadas podem ser sugeridas via ChatGPT. Por exemplo, o modelo pode avaliar um código e recomendar melhorar sua eficiência, segurança ou legibilidade. Com a ajuda dessas recomendações, os desenvolvedores podem produzir códigos mais eficientes, seguros e manuteníveis.

Aqui você verifica a resposta que o ChatGPT me dá sobre problemas com meu código.

image 401

7) Coleta de informações/pesquisa

ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para desenvolvedores que buscam conhecimento, similar a um mecanismo de busca ou um site de perguntas e respostas como o Stack Overflow. O modelo pode compreender ideias de programação complexas e fornecer informações relevantes aos desenvolvedores.

Você pode usar o ChatGPT como um mecanismo de busca respondendo a perguntas únicas ou múltiplas. Por exemplo, os desenvolvedores podem usar o ChatGPT para fazer perguntas técnicas sobre uma determinada linguagem de programação ou ideia, e o modelo responderia com uma resposta apropriada com base nos seus dados de treinamento. Comparado a procurar por várias fontes de informação, isso pode ser especialmente útil para engenheiros que querem respostas rápidas para perguntas específicas.

ChatGPT funciona como um mecanismo de busca, oferecendo amostras e trechos de código relevantes. Por exemplo, um desenvolvedor pode perguntar ao ChatGPT por uma amostra de código específica, e o modelo responderia com fragmentos de código relevantes que correspondam à solicitação do desenvolvedor. Isso pode economizar tempo e esforço dos desenvolvedores em comparação com a navegação na internet em busca de trechos de código ou exemplos quando precisam construir uma determinada funcionalidade ou resolver um problema rapidamente.

Aqui você pode ver o resultado que o ChatGPT me dá quando solicitado para fornecer algumas bibliotecas para manipular o recurso de arrastar e soltar.

image 402

Você pode confiar no ChatGPT?

ChatGPT às vezes está incorreto. Ele luta com matemática básica, às vezes é incapaz de entender lógica simples e até mesmo apresentar fatos inteiramente falsos em sua justificativa. Esse problema é reconhecido pela OpenAI, que afirma que ‘ChatGPT às vezes escreve respostas plausíveis, mas incorretas ou sem sentido’.

ChatGPT faz uma série de suposições antes de chegar a uma resposta, então pode justificar respostas incorretas como se fossem corretas.

Além disso, o ChatGPT foi educado com a escrita coletiva histórica e atual das pessoas em todo o mundo. Isso implica que as respostas do ChatGPT podem ter os mesmos viéses vistos nos dados. Portanto, ao fazer perguntas importantes ao ChatGPT, você deve lembrar seu comportamento tendencioso.

É uma ferramenta de aprendizagem eficaz que faz um ótimo trabalho ao apresentar assuntos complexos. No entanto, seria melhor se você não levasse tudo o que ele diz ao pé da letra.

Próximo passo: ChatGPT 4.0

A próxima fase do ChatGPT é o ChatGPT 4. Será mais inteligente, terá mais recursos e conterá uma variedade de habilidades que o ChatGPT não possui atualmente.

A versão atual do ChatGPT, acessível ao público em geral, pode acessar 175 bilhões de parâmetros para compreender perguntas e responder de acordo. Com mais de 175 bilhões de parâmetros, o ChatGPT pode gerar tudo, desde codificação, aplicativos WordPress, ensaios, poemas e até mesmo música. Embora haja muitas coisas a serem consideradas aqui, como se a IA tem o direito de copiar a propriedade de alguém.

O número de parâmetros disponíveis no ChatGPT 4 excederá 100 trilhões. Sua capacidade de aprendizado e suas possíveis aplicações experimentarão um aumento massivo como resultado. Estamos falando de um salto quântico aqui.

Conclusão

ChatGPT é um recurso valioso para desenvolvedores que procuram economizar tempo e esforço em seu trabalho. Sua capacidade de gerar trechos de código, responder perguntas e criar documentos em alguns segundos pode definitivamente melhorar a produtividade. No entanto, é importante lembrar que as respostas do ChatGPT nem sempre são 100% precisas, portanto, você precisa fazer uma pesquisa aprofundada antes de usá-lo para tarefas mais avançadas.

Espero que este artigo seja útil para você na sua vida de programação diária

DANUSHA NAVOD GAMAGE

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Picture of Amanda Braga

Amanda Braga

×