Somos sua nova área de tecnologia

Os Melhores Sites de Imagens Livres de Direitos Autorais

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Você já precisou de fotos para apresentações, sites ou um blog, mas teve dificuldade em encontrar boas imagens que não precisasse pagar para usar? Se você simplesmente usar o Google para encontrar imagens, isso pode levar a uma ação judicial devido aos termos de licença da imagem. Felizmente, existem muitos sites de imagens gratuitas que podem vir em seu socorro.

Este artigo irá rever 10 dos melhores sites de imagens livres de direitos autorais.

Unsplash

image 533

Com o Unsplash, você pode baixar, copiar, personalizar, distribuir e usar fotos de graça. As imagens podem ser usadas para fins comerciais e não comerciais sem necessidade de permissão. No entanto, as fotos não podem ser vendidas a menos que sejam adaptadas e não podem ser usadas para um serviço concorrente.

Este é um dos melhores sites por aí e as fotos são de altíssima qualidade. Cadastre-se no Unsplash+ para receber conteúdo exclusivo para membros, como novos conteúdos exclusivos todos os meses e maior proteção legal. Por uma taxa única, você tem tudo, sem pacotes ou adicionais.

Prós:

  • Versátil
  • Fácil de usar

Contras:

  • Procurar por uma imagem específica pode ser complexo.

Pikwizard

image 534

Na Pikwizard, as fotos podem ser usadas para fins pessoais e comerciais, sem royalties. Existem mais de 1 milhão de imagens e vídeos de alta qualidade para escolher, então você definitivamente encontrará o que está procurando. Eles têm um editor de imagens e um recurso de assistente de design gratuito, onde você pode adicionar fontes, logotipos e personalizar paletas de cores.

Prós:

  • Ótimo para fotos tradicionais
  • Encontre facilmente imagens

Contras:

  • Nem todas as imagens são gratuitas.

Stocksnap.io

image 535

Stocksnap.io oferece imagens que são gratuitas para baixar, editar e usar. Você não encontrará essas fotos em nenhum outro lugar. O lema do site é “não ser um site de fotos de ações ruim”. Obtenha o Pro e você pode contribuir com fotos e salvar favoritos, além de outros recursos.

Você pode enviar imagens para aprovação, mas está limitado a apenas cinco. Os autores são identificados e há um link de volta para o seu perfil. O site também tem um sistema de categorias baseado em tags para navegar e localizar imagens facilmente.

Prós:

  • Procurar fotos é fácil.
  • Ótima escolha de imagens.

Contras:

  • Limitado a apenas cinco imagens.

Pixabay

image 536

Existe uma grande base de dados de mais de 4 milhões de imagens no Pixabay. Essas fotos são livres para uso, mesmo para usos comerciais selecionados. Todas as imagens são gratuitas, mas você ainda pode precisar obter permissão para usar fotos com logotipos ou marcas. Note que você precisa ser um usuário registrado para acessar as fotos.

Você também pode encontrar vídeos e música no Pixabay. Essas imagens são incríveis. Há coleções curadas, o que facilita a encontrar fotos para feriados ou imagens específicas que você está procurando. As imagens são gratuitas, mas eles permitem que os usuários façam doações aos contribuintes.

Prós:

  • Grande escolha de recursos para escolher.
  • Doações podem ser feitas aos contribuintes.

Contras:

  • Você precisa se registrar para acessar imagens.

Pexels

image 537

Você pode baixar e usar fotos no Pexels de forma gratuita. Além disso, você pode personalizar e editar as imagens para o seu próprio uso. Se você criar uma conta, terá uma variedade de recursos, incluindo a opção de seguir fotógrafos, criar coleções, contribuir com fotos e ter uma página inicial curada.

Prós:

  • Imagens de alta qualidade.
  • Página inicial curada.

Contras:

  • A pesquisa de imagem avançada está faltando.

PicJumbo

image 538

PicJumbo é ótimo se você estiver trabalhando em grandes projetos. Existem muitas fotos gratuitas para escolher no site, mas você também pode obter novas imagens se se inscrever para o seu boletim informativo. Além disso, você tem a opção de comprar um pacote premium que inclui 50+ novas imagens enviadas para o seu email todos os meses, novas coleções mensais e plugins para o Photoshop. Há também um bônus de fidelidade de três fontes com licença comercial de graça após um mês de associação.

Prós:

  • Pacotes gratuitos e premium oferecidos
  • Grande seleção de fotos gratuitas

Contras:

  • As imagens são principalmente voltadas para o negócio.

Flickr

image 539

Flickr é uma plataforma de hospedagem de imagens que permite que você use fotos para fins comerciais. Você pode reformular as imagens e a função de filtro para “licenças” permite que você encontre fotos que são gratuitas. Muitas das fotos são únicas. Você pode se inscrever no Flickr Commons, mas no momento eles só estão abertos para instituições de patrimônio cultural. O Flickr PRO oferece navegação sem anúncios, uploads ilimitados e estatísticas avançadas sobre suas fotos.

Prós:

  • Imagens originais
  • Ferramentas de terceiros disponíveis para melhorar suas fotos

Contras:

  • O Flickr Commons só está aceitando fotos de instituições de patrimônio cultural.

Life of Pix

image 540

O Life of Pix é uma plataforma menor. Há algumas fotos de graça, mas o site é parceiro da Adobe Stock para fornecer muitas das imagens. Além disso, você só pode adquirir por uma taxa. No entanto, os fotógrafos podem doar seu trabalho e torná-lo gratuito para criadores.

Prós:

  • Imagens de alta qualidade.
  • Site dedicado a vídeos gratuitos.

Contras:

  • Pode ser difícil encontrar uma imagem específica.

Canva

image 541

Canva é uma ferramenta de design gráfico online. Você pode obter mais de 1 milhão de fotos gratuitas e personalizá-las. Você pode então postá-las em seu blog, YouTube, Instagram, etc. Há também a opção Canva Pro paga, que ajuda a produzir conteúdo de maior qualidade e conta com um kit de marca, removendo o fundo e muito mais.

Prós:

  • Fácil de usar.
  • Fotos de alta resolução.

Contras:

  • Fotos gratuitas difíceis de encontrar.

Getty Images

image 542

Fotos da Getty Images podem ser usadas em sites não comerciais de graça, você só precisa incorporá-las primeiro. Você não pode simplesmente baixar a imagem e fazer upload dela sem incorporá-la. No entanto, se você tiver um blog, essa opção pode funcionar para você. Há também uma opção para comprar acesso premium, onde você terá mais imagens e vídeos, ferramentas colaborativas e a capacidade de selecionar direitos de uso.

Prós:

  • Imagens de alta qualidade.
  • Ótima opção premium.

Contras:

  • Caro se você não conseguir encontrar as imagens que deseja de graça.

Perguntas Frequentes

O que são imagens livres de royalties?

Essas fotos e outras formas de mídia têm um proprietário de direitos autorais que licencia a propriedade, mas não vende a propriedade. Isso permite que você use as imagens para o que quiser, na maioria dos casos de forma gratuita, mas uma pequena taxa pode ser cobrada ocasionalmente. Você poderá usar as fotos em mídias sociais, vídeos do YouTube, outdoors, etc. As imagens são não exclusivas, então outras pessoas podem usá-las ao mesmo tempo que você.

O que é direito autoral?

A proteção de direitos autorais protégé a autoria original. Ela também concede ao proprietário o direito de permitir que outros implementem os mesmos direitos, desde que não haja limitações legais.

O que é Creative Commons?

É uma organização sem fins lucrativos que permite que as pessoas compartilhem e usem vários tipos de mídia de forma gratuita com licenças chamadas licenças Creative Commons. Estas permitem que os criadores originais escolham diferentes permissões, mantendo ainda assim seus direitos autorais.

O que é Creative Commons Zero?

Esta é uma opção sem reserva de direitos autorais, o que significa renunciar a todos os direitos autorais que você detém sobre uma obra e dedicar esses direitos à comunidade. Os direitos exclusivos são automaticamente concedidos aos criadores e podem ser usados para projetos comerciais ou pessoais. Eles não podem ser vendidos por conta própria.

Encontrando a Imagem Certa

Imagens livres de direitos autorais são uma ótima opção para usar em qualquer um dos seus projetos pessoais ou comerciais. Mas não use qualquer imagem da internet sem primeiro verificar se você tem direito de fazê-lo legalmente. Mesmo que uma imagem seja rotulada com uma Licença Creative Commons, ela ainda pode ter certas restrições.

Você já usou imagens livres de direitos autorais? Se sim, você ficou satisfeito com os resultados? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Picture of Amanda Braga

Amanda Braga

×