Somos sua nova área de tecnologia

Prós e contras: Design com modelos

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Design com modelos

Designers reais vão erguer as mãos em horror assim que alguém menciona a palavra “template” ou “tema”. Vamos dar uma olhada mais objetiva no todo.

Modelos de design: um mercado massivo

Um modelo, ou tema, como os CMS geralmente chamam, não é uma coisa negativa em si mesmo. Pelo contrário, já que todo site é baseado em modelos e todo site WordPress precisa de um tema. Basicamente, modelos ou temas, são a base do layout de todo site.

image 221

Para o WordPress, existe uma grande quantidade de temas. (Foto: Pixabay)

As pessoas gostam de discutir se um template ou tema deve ser feito manualmente ou se um layout pronto é suficiente. O mercado responde com os seus pés. Você pode comprar milhares de templates e temas na web e também obter muitos deles de graça. O mercado é enorme, assim como a demanda. Até agora, não só os notórios fazedores de serviços que nem sequer comprariam o serviço profissionalmente se tivessem o dinheiro para fazê-lo. Até mesmo os designers pragmáticos descobriram o mercado, oferecendo seus layouts como templates ou comprando templates para usar para seus clientes.

image 222

Claro, o verdadeiro faça você mesmo faz tudo sozinho. (Fonte de imagem: RawPixel.com via Pexels)

Vamos dar uma olhada nos prós e contras dessas soluções:

Vantagem #1: Economia de tempo

Um template pronto é – daí o nome – pronto. Você adiciona seu próprio conteúdo, como texto e mídia, e vai online. Esta vantagem não se aplica apenas ao consumidor, pois o designer pode economizar tempo usando templates prontos para seus clientes também.

Vantagem #2: Economizar dinheiro

Não importa de que maneira você olhe, usar um modelo pronto é mais barato do que contratar um designer profissional. O designer também economiza dinheiro ao optar por temas prontos para seus clientes. Normalmente, isso permite que ele ofereça serviços por preços muito mais baixos, potencialmente obtendo comissões que não teria conseguido a preços mais altos.

Vantagem #3: Seleção mais rápida

Modelos darão aos clientes com poucas ideias de design próprias um tempo muito mais fácil. Afinal, eles conseguem ver as opções imediatamente. O ser humano é um ser visual e pode tomar decisões mais rapidamente se puder ver suas opções. O designer também pode aproveitar esta vantagem. Ele poderia mostrar uma seleção de diferentes modelos aos seus clientes, obtendo uma decisão de layout ajustada imediatamente. Isso reduz o esforço do designer.

Vantagem #4: Equipado Significativamente

Claro, designers profissionais garantirão que um site tenha a funcionalidade necessária, o que significa que ele contenha coisas como um formulário de contato, por exemplo. Os DIY’ers podem facilmente esquecer essas coisas. Normalmente, um template pronto foi feito considerando todos os componentes essenciais. Assim, o artesão recebe um quadro completo, pronto para ele preenchê-lo com conteúdo.

Vantagem #5: Troca mais rápida

Há outro benefício, formado pela soma dos mencionados acima. O design de um site baseado em modelo pode ser facilmente alterado para um novo. Provavelmente você não vai querer desistir de um design personalizado caro após alguns anos, porque ainda dói muito. Presumindo que você não tenha alguém dobrar o modelo até que ele pareça uma nova criação.

image 223

Há um longo caminho de um papel vazio para um belo design. (Fonte da imagem: Pixabay)

Desvantagem #1: Uniformidade

Normalmente, um template pronto é tão barato porque é suposto vender centenas de vezes. Os designers de templates também se certificam de chegar o mais próximo possível do gosto da massa. É por isso que os templates tendem a ser muito conformáveis. Se você valoriza a unicidade, templates prontos são uma escolha abissal. Claro, você pode moldar o design de qualquer template. No entanto, isso tira todas as vantagens mencionadas acima.

Desvantagem #2: Qualidade do código e sustentabilidade.

Temos que ser honestos aqui. A qualidade do código de uma maioria dos temas e modelos disponíveis é muito fraca. Se você é um DIY’er que quer colocar um site no ar rapidamente, sem nenhum conhecimento de HTML e CSS, você pode cair rapidamente. Afinal, o design da web não é mais uma simples questão de aparência. Otimização para mecanismos de busca, desempenho de carregamento e segurança também devem ser considerados. Portanto, você definitivamente deve adquirir alguns conhecimentos essenciais antes de escolher um modelo. O designer facilmente evita esse problema, graças à sua extensa experiência. Você também deve tentar descobrir como o modelo ou tema selecionado é cuidado. O provedor atualiza seu produto regularmente, ou pelo menos quando necessário, por exemplo, quando problemas de segurança se tornaram evidentes, ou você ficará sozinho após a compra? No último caso, você deve ficar longe disso.

image 224

Você pode reorganizá-los, mas no final, eles ainda são os mesmos componentes. (Fonte da imagem: Pixabay)

Desvantagem #3: Adaptabilidade Restrita

Já abordei isso em desvantagem #1. Um modelo pronto tenta servir a um mercado amplo, então tende a ser uniforme. Além disso, todo modelo tem seus limites quando se trata de ajustabilidade e expansibilidade. De qualquer forma, você precisa tentar deixar suas necessidades claras antecipadamente, o que é melhor feito na forma de uma lista de verificação. Com essa lista de verificação, você pode sair em sua busca por um novo modelo.

Desvantagem #4: Compatibilidade de marca

Se um template pronto não suporta totalmente a sua marca, o único resultado possível é um compromisso. No entanto, você não deve fazer compromissos quando se trata de sua presença na web. Afinal, os visitantes da internet só o conhecem através do seu site. Você poderia ser um empreendedor de médio porte com 400 funcionários e um histórico fantástico. Se o seu site parece que você o conseguiu de uma máquina de goma, a sua imagem na web será de acordo, não correlacionando com o que você deseja que a imagem da sua marca seja. Assim, os templates prontos só podem ser uma opção para uma marca em casos muito excepcionais.

Conclusão: Usar modelos deve ser bem pensado.

Como você pode ver, eu não posso recomendar ou desaconselhar o uso de templates. No entanto, se você colocar pensamento nos prós e contras mencionados e usá-los para tomar sua decisão de design, você deve ser capaz de fazer uma escolha profunda. Sinta-se à vontade para deixar um comentário se eu tiver perdido algum pró ou contra. Imagem destacada por picjumbo.com em Pexels.

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Picture of Amanda Braga

Amanda Braga

×