4 Passos Necessários para Aprimorar a Segurança do Seu Blog?

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Os blogs são uma parte essencial da internet. Eles servem tanto como diários pessoais quanto como meios de divulgar os seus negócios, as suas ideias, suas opiniões diversas e manter uma rede de pessoas com interesses em comum. Em geral, eles são mais fáceis de se interagir e criar do que os sites em si, não exigindo grandes conhecimentos por parte dos usuários. Mas essa facilidade também traz riscos à segurança tanto de quem cria quanto de quem acessa um blog. Plataformas populares como Blogger e WordPress oferecem várias funcionalidades de segurança, mas conhecer suas fraquezas é essencial para que o usuário saiba como prevenir as principais ameaças.

As principais ameaças aos blogs

Assim como tudo aquilo que está atrelado à internet, os blogs também possuem as suas vulnerabilidades. Eles podem ser infectados por malwares, ter a sua base de dados corrompida e sofrer invasões de hackers, alterando os links para redirecionar o usuário a sites desprotegidos, assim obtendo os dados desses usuários e infectando os seus dispositivos.
Para cada ameaça, há uma forma ou mais de se manter a sua integridade e a integridade dos usuários que se conectam aos seus blogs. Afinal, você quer compartilhar experiências e ideias, e não riscos nem ameaças.

Como aprimorar sua segurança (e a segurança de quem acessa os seus blogs)

Há várias formas de melhorar a integridade dos seus blogs e, consequentemente, melhorar o nível de confiabilidade e a segurança dos usuários que frequentam seus blogs. A seguir, vamos listar algumas das principais formas de aprimorar sua segurança e evitar danos à sua plataforma, aos seus dispositivos e a todos aqueles que se conectam de alguma forma a esses elementos.

Mantenha as atualizações do seu blog

É extremamente importante manter os plug-ins e os principais aspectos do seu blog atualizados, constantemente. A maior parte dos ataques é automatizada, o que significa que os bots vão conseguir infectar mais facilmente os blogs com plug-ins desatualizados.
Um passo fundamental é ter um firewall em seu blog, o qual irá aprimorar a segurança virtual e obter as principais atualizações. Há plug-ins confiáveis que têm justamente a funcionalidade de manter os aspectos dessas plataformas constantemente atualizados.

Use senhas fortes e mantenha-as em segurança

Geralmente, quando falamos em invasões, imaginamos hackers altamente especializados e profissionais. Porém, qualquer usuário pode usar métodos simples para invadir o seu sistema. O uso do método Brute Force (Força Bruta) é bastante comum e consiste em simplesmente tentar encontrar a combinação certa para invadir a sua conta.

Se alguém tiver acesso ao e-mail com o qual você acessa plataformas como o WordPress e o Blogger, por exemplo, esta pessoa pode simplesmente tentar descobrir a sua senha manualmente, tentando as combinações mais básicas. Quanto mais simples e fraca for a sua senha, mais fácil será a invasão.

Crie senhas diferentes para cada programa, plataforma ou rede. Não use a mesma senha para absolutamente tudo. Crie senhas adequadamente longas, evitando combinações curtas demais. Quanto maior for a senha, mais difícil será de quebrá-la ou de descobrí-la.Use combinações aleatórias, evitando séries fáceis como o seu nome, data de aniversário, etc.

Há malwares capazes de compilar milhões de senhas em poucos minutos, e se a sua senha for muito fácil ou óbvia, provavelmente esses programas irão conseguir captá-la.

Utilize servidores/aplicativos de VPN

Outra dica importantíssima é utilizar servidores e/ou aplicativos de VPN. Uma VPN é uma Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), uma rede que criptografa os seus dados, protege a sua conexão, oculta a sua atividade online e permite a mudança da sua geolocalização, ou seja, do seu endereço de IP.

Esses provedores protegem tanto o seu computador quanto os seus dispositivos móveis. Como esses dispositivos facilitam a sua vida e te permitem gerenciar os seus blogs onde quer que você consiga se conectar, eles são ótimas ferramentas.

Mas, como a maioria deles utiliza sistemas operacionais Android, é importante usar aplicativos de VPN feitos especialmente para esses sistemas. Muitas vezes, o usuário usa redes públicas de Wi-Fi para se conectar, e essas redes geralmente são pouco seguras: os provedores VPN ajudam a aprimorar a sua segurança nessas redes, impedindo com que hackers acessem o seu dispositivo.

Existem vários VPNs bons no mercado e sugiro dar uma olhada em sites especializados para encontrar algum que bate com suas necessidades. Veja essa comparação do Surfshark vs NordVPN.

Instale um SSL

Um SSL é um Secure Sockets Layer, um dispositivo de segurança padrão que faz a criptografia de um link entre um servidor da web e um navegador da web. Em termos simples, um SSL protege a comunicação entre um ponto A (o servidor no qual o website está hospedado) e um ponto B (o navegador do usuário), ajudando a prevenir interceptações do tráfego de dados desta conexão.

Utilizar um bom SSL é um ótimo meio de proteger informações como senhas e dados de cartão de crédito, bem como outras informações sensíveis. Já que os sites com HTTP não são mais considerados seguros, usar o HTTPS é crucial, e um serviço de SSL é a melhor forma de fazê-lo.

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *