Como acessar o FTP do seu servidor e website

Uma pergunta bem frequente que recebo é como podemos acessar o FTP da nossa hospedagem, servidor e website.

Precisamos de algum programa especial? É necessário conhecimento técnico? O que podemos fazer com esse acesso?

Todas essas são questões importantes que buscarei responder nesse artigo. Se você está no processo de aprendizado para se tornar um desenvolvedor web, então vou te dar todos os recursos necessários para dominar essa área.

Já se você simplesmente quer uma forma simples de acessar e ter controle dos arquivos do seu site, também esse é um bom lugar para consultar.

O que é FTP

Existem várias maneiras de comunicação entre máquinas na internet. Quando acessamos um site, estamos utilizando um protocolo chamado HTTP a partir do nosso navegador até o servidor. Esse protocolo fala para para o servidor:

“Um navegador está precisando dos seguintes arquivos: [nome dos arquivos]”

Aí o servidor responde:

“Beleza. Aqui vão eles.”

E aí você consegue ver as páginas (como essa).

No caso do FTP, estamos lidando também com um protocolo. No entanto é um protocolo específico para transferência de arquivos. O seu nome, inclusive, é File Transfer Protocol – traduzindo: Protocolo de Transferência de Arquivos.

Através dele, você cria uma conexão entre dois computadores via internet e consegue passar arquivos entre eles.

O FTP surgiu na década 1970 e foi se desenvolvendo desde então para melhorar sua segurança, adaptar às novas redes e se tornar um dos principais meios de passar arquivos online.

Naturalmente, podemos utilizar o FTP para vários casos, no entanto aqui vamos focar em sua aplicabilidade para a criação e manutenção de websites.

Quando criamos um site, precisamos hospedá-lo em algum lugar. Normalmente esse lugar é uma máquina que fica online o dia todo em um Datacenter e é gerenciado por uma grande empresa.

Para conectarmos com essa máquina, que pode estar a milhares de km de distância de nós, utilizamos o FTP para enviar os arquivos do site para ele.

Assim, quando um usuário acessa o site, ele busca os arquivos que criamos nesse servidor remoto.

Como funciona o FTP

Sempre na comunicação entre duas máquinas na hora de transferir arquivos temos dois papeis:

  • Cliente
  • Servidor

O Cliente, que normalmente somos nós, é a parte que faz a requisição de uma ação para a outra parte, o Servidor. Ele que solicita a conexão.

O Servidor, por sua vez, possui a capacidade de ter outras máquinas conectadas a ele para que possa exercer as funções a ele requisitadas.

Para que essa conexão seja segura, é necessário que o Cliente informe algumas informações:

  • Endereço
  • Login
  • Senha
  • Porta

O endereço é a URL que apontará via DNS para a máquina do Servidor.

Já o login e senha são as credenciais necessárias para o Servidor validar:

  • Se você pode realmente ter acesso aos arquivos
  • Quais são os arquivos que você pode acessar
  • Qual o volume de arquivos que você pode transferir
  • Outros detalhes

Como o endereço é público – qualquer pessoa pode acessar – é preciso ter esse login e senha para impedir que indivíduos não autorizados possam mexer nos arquivos.

Por fim, a porta é simplesmente o canal de comunicação com o servidor. As máquinas online possuem portas de acesso. Igual na sua casa pode ter a porta da frente e a porta de trás, os computadores conectados à internet abrem apenas algumas portas de comunicação.

Para o FTP, você tem uma porta específica assim como para o HTTP.

E qual a diferença entre FTP, FTPS e SFTP?

Talvez você já tenha se deparado com os termos FTPS e SFTP, seja na sua hospedagem ou mesmo em suas pesquisas.

Em detalhes, eles possuem várias diferenças, porém para nós que apenas queremos saber quando usá-los, podemos resumir no seguinte:

  • FTPS: Cada vez mais a comunicação via internet sem encriptação é arriscada, o FTPS adiciona uma camada de encriptação SSL na comunicação FTP. Isto é, os seus dados e arquivos são encriptados para antes de serem transferidos e são decriptados quando chegam ao servidor. Garantindo, assim, a segurança dos arquivos.
  • SFTP: O propósito e a função de comunicação encriptada é aqui também similar ao FTPS, no entando há uma grande diferença entre essas comunicações: o SFTP é um protocolo diferente. Ele utiliza o protocolo de transferência SSH, que se comunica como uma conta Shell no servidor. Esse é um tópico para outro artigo, mas basta saber que esse é o formato mais seguro de transferência dentre os três.

No fundo, o que é mais importante saber é que você não deve usar muito o FTP sem uma proteção de encriptação. Seja ela SFTP ou FTPS, utilize essas opções quando fornecidas pelo seu sistema de hospedagem.

Como acessamos o servidor através do FTP

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o protocolo, basta sabermos como temos acesso a esse protocolo, não é mesmo?

Pois então, para isso precisamos utilizar um software que facilita essa conexão.

O melhor software atualmente para fazer a gestão e conexões FTP é o FileZilla.

Ele é 100% gratuito, funciona em Windows, Linux e Mac e também é bem simples de usar.

Há formas 100% onlines de acessar o FTP diretamente do seu navegador, mas as melhores e mais seguras são pagas. Então, não vejo motivo para sua utilização sendo que rapidamente pode instalar em seu computador o FileZilla.

Ao entrar no site, você vai clicar no botão de baixar o FileZilla Client e não o FileZilla Server.

Ao baixar ele e instalá-lo em seu PC, basta abrir e terá as opções de conexão.

como funciona o ftp

Logo de início, você tem na barra superior os quatro campos que mencionei acima que são necessários para sua conexão (Host/endereço, usuário, senha, porta).

Quando você conecta com outro computador, os arquivos e pastas do servidor aparecem no lado direito, enquanto no lado esquerdo temos os arquivos e pastas do nosso próprio computador.

Transferência de arquivos FTP

Quando você arrasta um arquivo do bloco inferior direito para o bloco inferior esquerdo, você passara o arquivo do Servidor para o seu computador e vice-versa.

Em geral, na sua própria hospedagem você consegue os dados para a conexão com seu servidor. Caso não esteja evidente em algum local o host, login, senha e porta, você pode pedir no suporte que eles vão providenciar para você.

Inclusive, alguns sistemas de hospedagem, como o cPanel, já vem com um cliente online de FTP, o que pode ser interessante para subir alguns arquivos menores ou mais rápidos.

Conclusão

O FTP é um protocolo de transferência de arquivos entre dois computadores. Mais especificamente entre um cliente e um servidor. Podemos utilizá-lo para enviar arquivos para nossos sites e puxar também arquivos do nosso site para nosso computador.

Eu o utilizo frequentemente para publicar sites dos meus clientes e também os meus sites. Em especial, é muito utilizado no desenvolvimento de sites WordPress.

Ficou mais claro como funciona e quando utilizamos o FTP? Me conta nos comentários.

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *