Nesse artigo vamos ver como adicionar ou incorporar vídeos no seu site WordPress. Cada vez mais os vídeos são parte importante se queremos ter um site de conteúdo bem sucedido. Não só eles deixam o site mais bonito mas também contribuem para aumentar o engajamento dos seus usuários e no WordPress é muito fácil adicionar esse tipo de mídia.
Não deixe de conferir nossos outros tutoriais de WordPress.
Adicionar vídeos de fontes externas no WordPress
O WordPress vem com uma funcionalidade chamada Auto-embed (Auto incorporação). Ela permite que você incorpore qualquer vídeo de fontes populares como YouTube e Vimeo apenas copiando e colando a URL (link) do vídeo.
Tudo que você precisa fazer é copiar a URL do vídeo que deseja clicando na barra de endereço e apertando Ctrl C para copiar e em seguida apertar Ctrl V na área de edição do seu post para colar. Para que isso funcione observe e faça com que o link fique na sua própria linha no editor e não seja um link (clicável). Dependendo da sua conexão com a internet, pode ser que demore alguns poucos segundos até que a URL desapareça e uma pré-visualização do vídeo apareça no editor de texto.
Naturalmente precisamos estar no editor visual do WordPress. Caso queira adicionar via o editor de código – clicando na aba Texto no canto superior direito da caixa de entrada de texto -, basta copiar e colar o código disponível de incorporação completo. Esse código normalmente é disponibilizado diretamente nos sites na parte de compartilhar os vídeos.
Serviços disponíveis com o Auto embed (auto incorporação)
A cada nova atualização a lista de serviços disponíveis para essa funcionalidade aumenta. Buscarei atualizar sempre esse post com os novos serviços para que sempre esteja atualizado.
Aqui vai a lista atual de serviços disponíveis:
Vídeos carregados direto do WordPress
O WordPress possibilita que se suba arquivos no formato de vídeo, contudo uma grande parte dos sites hoje estão em servidores que não são muito capazes. Sejam aqueles compartilhados ou então até alguns direcionados para o WordPress, o carregamento de vídeos gasta um espaço de disco e também de banda (transferência do arquivo quando alguém assiste) que excedem a capacidade desses serviços rapidamente.
Se o seu vídeo começa a ser muito assistido, provavelmente seu site irá cair.
Além disso há uma outra razão que pode ser até mais importante. Se você subir o vídeo no seu site, possivelmente perderá uma quantidade de visualizações que o YouTube ou outros serviços podem levar até o seu vídeo pelas pesquisas e recomendações. Recomendo sempre subir o seu vídeo em um serviço como YouTube ou Vimeo pois você terá uma chance muito maior das coisas darem certo.
Espero que esse artigo tenha sido interessante e informativo para aprender como incorporar ou embed seus vídeos no WordPress.
Se você gostou então aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube para mais tutoriais como esse. Também estamos ativos no Facebook e no Google +!
Divirta-se!