Como aplicar o SEO técnico no seu site?

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A preocupação com SEO pelas marcas, atualmente, é tão importante quanto o cuidado que temos que ter com nossa vida financeira particular. 

Mas a decisão de implementar a otimização SEO hoje não é uma opção que se compara a ter uma conta em banco tradicional ou em um banco digital. O SEO técnico é fundamental para toda empresa!

Você já ouviu falar que o SEO técnico é a parte de otimização de um projeto que arruma a casa para as visitas? 

Essa comparação faz certo sentido quando entendemos a importância do SEO para as empresas, mas o SEO técnico é muito mais que uma etapa introdutória ou a “faxina” de um site. 

O trabalho de SEO técnico é fundamental e deve ser contínuo para um crescimento saudável de um site e aumento do tráfego orgânico. Veja abaixo algumas dicas sobre o tema!

O que é SEO técnico?

SEO técnico é toda ação técnica de otimização para os principais buscadores para aumentar o tráfego orgânico. 

O trabalho de SEO técnico envolve uma série de estratégias e implementações no site em diferentes etapas de um projeto de otimização SEO para um crescimento saudável e escalável. 

Dentro das estratégias, existem auditorias para resolver problemas e encontrar soluções, otimizar performance, canonical, URL, dados estruturados, sitemaps, acessibilidade, HTTP, redirects etc.

Por que SEO técnico é importante?

Atualmente, uma das bases para a construção de uma boa reputação corporativa é ter um site responsivo e entregar conteúdo de valor para os usuários e potenciais clientes na internet. 

Mas além de um conteúdo de qualidade e site com boa experiência, esse conteúdo precisa fazer parte de uma estratégia que torne esse site visível para o tráfego orgânico. 

Aqui entra a importância do SEO técnico, que cuida de toda a arquitetura do site e das melhorias para deixar o site com o melhor posicionamento orgânico possível.

Quando falamos de SEO, é importante sempre ter em mente que existe um sistema de leitura robotizada das páginas e algoritmos.Por isso, é em vão investir em uma estratégia robusta de conteúdo e aquisição de links, se o site não consegue ser lido ou interpretado como relevante. Isto é, o SEO técnico fará que seu site tenha o rastreamento, indexação e renderização em pleno funcionamento

Principais pontos de SEO técnico:

Existem diversos pilares dentro do que é o SEO técnico que fazem parte desse trabalho de entregar a melhor experiência de busca.

#1 Arquitetura da Informação

A arquitetura da informação, como o nome sugere, é a organização e estrutura do site. Esse trabalho dentro do SEO técnico ajuda os buscadores a entenderem melhor como funciona a organização das informações e conteúdos. 

Por isso, é tão importante o trabalho de definição de categorias, URLs, profundidade de links, árvore de links etc.

#2 Experiência do Usuário (UX)

A experiência do usuário representa o trabalho de oferecer a melhor interação do usuário com a marca. Esse ponto do SEO técnico é bem abrangente e envolve desde a velocidade do site, UX writer, UX/UI designer, organização dos conteúdos etc.

#3 Usabilidade

A usabilidade está diretamente ligada a facilidade com que as pessoas conseguem ter uma boa experiência no uso de uma ferramenta, site ou serviço. No SEO técnico, uma boa entrega de usabilidade está ligada a todos os fatores acima também.

#4 Acessibilidade

A acessibilidade digital no SEO envolve todas as práticas e otimizações para tornar um conteúdo acessível para o maior número de pessoas possível.

A lógica é: quanto mais acessível um site, naturalmente será maior o número de pessoas com alcance e uma boa experiência.

#5 Conteúdo

No trabalho de implementação de SEO técnico, o conteúdo entra como parte da geração de conteúdo rico, qualidade e escaneabilidade. 

O conteúdo precisa entregar valor e a melhor experiência ao usuário, assim como precisa ser legível para os buscadores. 

Algumas otimizações de conteúdo, além da organização de títulos, subtítulos e trabalho de palavras-chave, inclui o uso de imagens otimizadas, vídeos e gráficos.

#6 Performance

A performance tem relação a como todo o trabalho de implementação está sendo recebido e os resultados. Através da análise de performance, é possível ajustar melhorias e obter dados sobre o crescimento, quedas etc.

3 dicas de SEO técnico para aplicar em seu site:

Agora que você já sabe da importância do SEO técnico, vamos as dicas para colocar em prática:

#1 Estruture e organize o HTML

Estruturar e organizar o HTML ajudará seu site a ter um melhor processo de rastreamento, pois isso contribui para que os robôs possam interpretar seu conteúdo como relevante. 

#2 Tenha um site com carregamento rápido

Quantas vezes você desistiu de um conteúdo por conta da velocidade de carregamento? Se vocẽ já passou por isso, então você entende bem desse ponto de otimização.

Muitos usuários acabam perdendo o interesse no conteúdo por conta do carregamento e, essa desistência, acaba sendo prejudicial para o seu site.

#3 Faça o seu site ser otimizado para mobile

Nesse momento, você está consumindo este conteúdo por um celular ou desktop? Grandes chances de ser pela telinha menor, não é? Atualmente, a maioria dos acessos ocorrem via mobile. 

E se estamos falando de boa experiência do usuário, é necessário pensar sempre na forma como o conteúdo está sendo consumido. 

Além disso, a indexação de sites é prioritária via mobile, por isso é prioridade garantir um projeto acessível em diversos dispositivos.

Agora que você conhece um pouco mais de SEO técnico, veja se os principais pontos estão sendo aplicados no seu site. E, se precisar de ajuda, veja esse passo a passo de como criar um site

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Paula Moraes

Paula Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *