Como configurar SMTP no WordPress para envio de e-mails gratuitamente

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Quer garantir que seus e-mails não cheguem na caixa de SPAN? Configurar SMTP no WordPress é o caminho.

Um problema que tenho com certa frequência é que os e-mails dos sites que desenvolvo no WordPress acabam não chegando na caixa de entrada. Dependendo do serviço de hospedagem, os e-mails nem são enviados do WP.

Naturalmente, os clientes não ficam satisfeitos com essa situação.

Até pouco tempo, tínhamos que usar alguns serviços ou pagos ou vários plugins para ter as funcionalidades que agora temos com um só plugin 100% gratuito:

O FluentSMTP

Nesse artigo vou te explicar quais são os benefícios dessa ferramenta e como configurar o SMTP no WordPress.

Quais as funcionalidades do FluentSMTP

Há quatro funcionalidades muito importantes para o FluentSMTP ser atualmente o melhor plugin para configurar SMTP no WordPress.

Além, claro, do fato dele ser completamente gratuito.

API nativa

O FluentSMTP utiliza a API nativa de vários provedores de envio de e-mail, então garante que vamos ter o menor peso possível no nosso próprio site e deixar o trabalho duro para esses serviços.

Alguns dos suportados pela ferramenta:

  • Sendgrid
  • Mailgun
  • Sparkpost
  • Pepipost
  • Amazon SES
  • Sendinblue
  • SMTP customizado

Log de envio de e-mails

Algo que é super interessante desse sistema é que ele já registra em um log todos os e-mails enviados. Então se você quer ver o histórico de envio ou saber se um ou outro e-mail realmente foi enviado, pode rapidamente procurar nesse log de envio de e-mails.

Antes, além de um plugin para configurar SMTP no WordPress, eu também tinha que instalar um plugin somente para essa funcionalidade de log de e-mails.

Reenvio de e-mails

Dentro do próprio log de e-mails, temos a funcionalidade de reenviar qualquer um dos e-mails. Essa é outra funcionalidade muito útil pois frequentemente clientes ou usuários perdem os e-mails enviados ou os deletam sem querer.

Aí ter essa capacidade de reenviar e-mails pode ajudar muito, em especial em lojas online com o Woocommerce.

Uso de vários provedores de e-mails ao mesmo tempo

Por fim, uma das mais legais funcionalidades do FluentSMTP é a de utilizar vários provedores ao mesmo tempo. Inclusive, podemos determinar que uma parte do nosso site vai utilizar um dos provedores e outra parte um outro provedor.

Por exemplo, você pode ter seu sistema do WordPress enviando e-mails usando o próprio PHP mail da sua hospedagem enquanto a sua loja do WooCommerce usa o Sendgrid.

Como configurar SMTP no WordPress com o FluentSMTP

O primeiro passo para configurar o FluentSMTP é ir em ‘Plugins > Adicionar Novo‘ na sua instalação do WordPress. E í procurar por ‘FluentSMTP’.

Configurar SMTP no WordPress

Clique para instalar e ativar o plugin e vá para suas configurações em ‘Configurações > Fluent SMTP‘.

Você terá a opção de escolher qual é o provedor que vai utilizar. Aqui, você pode adicionar quantos quiser e a maneira como o FluentSMTP vai identificar qual usar é a partir do campo “From Email“, que é o e-mail de envio.

Então, por exemplo, você configura no seu WooCommerce que deseja enviar os e-mails a partir do e-mail “[email protected]”. No FluentSMTP você vai configurar o sistema de envio desejado com esse ‘from email’. Já num plugin de eventos, você pode utilizar outro serviço de envio com um outro e-mail, por exemplo “[email protected]”.

Configurar Sendgrid no WordPress

Depois de configurado, está pronto! O seu site estará enviando todos os e-mails a partir do FluentSMTP. Observe que na tela do FluentSMTP você tem uma aba chamada ‘Email Logs‘. Clique nela depois de enviar alguns e-mails para ver o registro e histórico dos e-mails.

Log de Emails SMTP

Na coluna “Status” você tem a informação se um e-mail foi enviado com sucesso ou não e do lado direito você tem as funcionalidades de:

  1. Reenviar o e-mail
  2. Visualizar o e-mail
  3. Deletar o registro do log

Além, claro, de outras informações como a data do envio, título e para qual endereço de e-mail foi enviado.

Conclusão

O FluentSMTP é uma ferramenta super poderosa e totalmente grátis. Algo que vai ajudar você a garantir que os e-mails do WordPress sempre chegam nas caixas de entrada de seus clientes e não no Spam.

Configurar SMTP no WordPress agora é algo bem simples e sugiro você sempre utilizar esse plugin quando o envio de e-mails é algo importante no seu website.

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *