Guia Completo

Como desativar o Spotlight no Mac e no iOS

A maioria de nós tem centenas de gigabytes de dados armazenados em nossos Macs. Isso significa que, exceto por alguns poucos favoritos, é praticamente impossível encontrar o arquivo que você precisa apenas navegando, especialmente em estruturas de pastas que raramente acessamos.

A resposta para esse problema é a busca. O Spotlight funciona como ferramenta de pesquisa padrão no Mac desde 2005 e no iOS desde 2009. Na maior parte do tempo ele cumpre seu papel, mas, às vezes, pode apresentar falhas ou parecer desatualizado para executar tarefas diárias de forma produtiva.

Confira a seguir como resolver os problemas mais comuns do Spotlight em ambos os sistemas e quais alternativas de ferramentas de busca podem otimizar o seu fluxo de trabalho.

Por que desativar a indexação do Spotlight?

Você pode encontrar na internet a recomendação de desabilitar a indexação da busca do Spotlight. Mas o que exatamente isso faz? E como pode ajudar?

A funcionalidade de busca do Spotlight depende de um índice, que é uma representação estrutural de cada arquivo no seu Mac (ou iPhone). Como você altera, move e adiciona arquivos constantemente, esse índice precisa ser atualizado com frequência.

O processo de indexação, especialmente se acumulado por muito tempo, pode ser bastante complexo e consumir muito tempo e processamento. Além disso, erros podem ocorrer durante a indexação, sendo necessário interrompê-la ou refazê-la para eliminá-los. Se o seu Mac não tem capacidade de CPU em abundância, pode ser vantajoso desativar a indexação do Spotlight para que outros aplicativos funcionem normalmente (e, possivelmente, retomar a indexação durante a noite).

Todas essas são razões válidas para desativar o Spotlight, mas quais problemas específicos de indexação você pode enfrentar?

Spotlight no Mac

Problemas comuns na indexação do Spotlight

Embora o Spotlight funcione como esperado na maioria das vezes, você pode notar dificuldades pontuais durante o uso:

  • Lento: Pode demorar a responder, resultado de uma indexação inadequada ou incompleta.
  • Arquivo não encontrado: Às vezes, um arquivo existente simplesmente não aparece na busca.
  • Alto uso de CPU: O processo de indexação pode consumir muita CPU, prejudicando outras tarefas.
  • Indexação incompleta: O processo parece nunca finalizar, mantendo-se indefinidamente em execução.

Para resolver esses problemas, é importante saber como fazer o Spotlight encerrar e reiniciar seu processo.

Como desativar o atalho de teclado do Spotlight no Mac

O atalho padrão para invocar o Spotlight é Command + Espaço, funcionando em qualquer aplicativo ativo.

Se você não deseja utilizar o Spotlight ou quer utilizar essa combinação de teclas para outro aplicativo de busca, siga estes passos nas configurações do macOS:

  1. Abra as Configurações do Sistema e acesse a seção Teclado.
  2. Vá em Atalhos de Teclado.
  3. Navegue até a opção Spotlight.
  4. Desmarque “Mostrar busca do Spotlight”.

Desativar atalho do Spotlight

Como remover o Spotlight da barra de menus

Outra forma comum de acessar o Spotlight é por meio do ícone na barra de menus. Caso você não o utilize mais, é possível removê-lo seguindo estes passos:

  1. Abra as Configurações do Sistema.
  2. Vá até a Central de Controle.
  3. Role até o final até encontrar o Spotlight.
  4. Selecione “Não exibir na Barra de Menus”.

Ocultar Spotlight na barra de menus

Como desativar a indexação do Spotlight com comandos no Terminal

Se o Spotlight estiver preso em um processo de indexação ou consumindo muita CPU, é possível solucionar o problema com um simples comando no Terminal:

  1. Abra o Terminal.
  2. Digite: sudo mdutil -i off
  3. Pressione Enter.

Desativar indexação do Spotlight no Terminal

Para reativar a indexação (por exemplo, quando o Mac não estiver em uso ativo), utilize o comando: sudo mdutil -i on.

Por que você não deveria desativar a indexação do Spotlight

Em alguns casos, se você utiliza um aplicativo de busca de terceiros que aproveita a indexação do Spotlight, desativá-la pode prejudicar também o funcionamento desse aplicativo. Além disso, o Spotlight é uma ferramenta nativa do Mac que integra diversos processos internos. A não ser que esteja interferindo diretamente, pode ser melhor manter a indexação ativa para evitar problemas indesejados em outros processos importantes do sistema.

Como desativar a busca na tela de bloqueio no iOS

Usuários que raramente utilizam o Spotlight no iOS, principalmente a partir da tela de bloqueio, podem achar incômodo poder digitar qualquer coisa na busca com o telefone bloqueado. A boa notícia é que essa funcionalidade pode ser desativada nas Configurações:

  1. Abra as Configurações no iOS.
  2. Role até Face ID [Touch ID] & Código.
  3. Desative “Visualização Hoje e Busca”.

Spotlight no iOS

Qual lançador de teclado você deve usar?

Embora o Spotlight seja o utilitário de busca padrão no Mac, ele possui algumas limitações que podem levar você a buscar alternativas mais eficientes. Existem opções que podem otimizar seu fluxo de trabalho:

  • Lacona: um assistente de teclado extremamente rápido, capaz de simplificar seu fluxo de trabalho. Ele permite buscar aplicativos e arquivos, além de utilizar comandos em linguagem natural (com autocompletar) para abrir URLs, pausar músicas, localizar lugares no mapa e muito mais. Funciona tanto com aplicativos nativos quanto com os de terceiros.
  • Start: focado na abertura rápida de qualquer aplicativo no Mac, combinando as vantagens do Dock e do Launchpad com alta velocidade e funcionalidades adicionais, como marcação de itens.
  • HoudahSpot: especializado em busca de arquivos e pastas. Se você já tentou encontrar um arquivo pelo Finder, sabe como essa tarefa pode ser lenta e imprecisa. Com HoudahSpot, você encontra o arquivo desejado em segundos utilizando filtros precisos, como localização, conteúdo e extensão.

Assistente de teclado como alternativa ao Spotlight

Alternativa à busca do Spotlight

Utilitário de busca especializado em arquivos e pastas

É possível desativar o Spotlight quando não é necessário ou corrigir seu funcionamento em caso de falhas. No entanto, para otimizar seu dia a dia, considere complementá-lo com alternativas como Lacona para substituir o Spotlight, Start para uma abertura rápida de aplicativos e HoudahSpot para encontrar qualquer arquivo no Mac com facilidade.

Além disso, essas alternativas estão disponíveis gratuitamente durante o teste de sete dias oferecido por uma plataforma que reúne mais de 230 aplicativos e utilitários de alta qualidade para Mac e iOS. Explore suas funcionalidades e construa um fluxo de trabalho totalmente otimizado para o seu Mac!

Author

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *