7 Plugins do WordPress que uso em todos os sites

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Aqui na empresa fazemos muitos sites e buscamos sempre usar apenas os plugins necessários para deixar os sites WordPress leves.

Nos últimos anos chegamos a trabalhar com mais de 400 projetos diferentes – a maior parte com o WordPress. Isso significa que testamos centenas de plugins diferentes e chegamos a um número de ferramentas necessárias para se fazer bons sites.

Nesse artigo quero te explicar um pouco sobre esses plugins e o por quê os utilizo em todos os sites que desenvolvemos. Além disso, temos também mais alguns extras que usamos em apenas alguns dos projetos, mas que também são muito usados por nós aqui na Iglu Online.

Really Simple SSL

banner 772x250 1

Segurança é importante e não há mais desculpas para um site atualmente não possuir o certificado de segurança SSL. Porém, nem sempre é fácil de configurar o WordPress e seus plugins a reconhecerem o certificado e funcionar corretamente.

Por isso, uma das primeiras coisas que fazemos ao instalar um novo WordPress é adicionar o plugin Really Simple SSL. Ele é gratuito e vai garantir que todo mundo que entra no site tenha uma experiência segura.

Algo que confunde algumas pessoas e que é importante mencionar é que esse plugin NÃO INSTALA O SSL. Ele apenas configura seu site para reconhecer o certificado e reescrever chamadas não seguras (http) para seguras (https).

Você de qualquer maneira precisa ter um certificado, que pode ser obtido:

  • Comprando um certificado
  • Usando o Let’s Encrypt (sua hospedagem deve lhe fornecer gratuitamente)
  • Usando o CloudFlare

Elementor

banner 772x250 1 1

Depois que começamos a usar o Elementor, não paramos mais. Essa ferramenta é incrível e está cada vez melhor.

Praticamente todos os sites que fazemos hoje estão usando o Elementor.

Se você não conhece o Elementor, sugiro dar uma olhada nessa minha série do YouTube sobre ele. Mas para resumir, ele é um editor visual para criação de sites. Você consegue desenhar o seu site arrastando blocos de conteúdos e customizando suas aparências sem precisar mexer em código.

Muitas pessoas começaram a mudar do Elementor para o Gutemberg nos últimos tempos por causa do score de velocidade e das mudanças do Google com relação aos Core Web Vitals. No entanto, os esforços dos desenvolvedores da ferramenta tem sido para otimizar a velocidade dos sites em Elementor e o resultado tem impressionado.

Estamos conseguindo sites com bons scores, mas naturalmente depende também de uma boa hospedagem.

O Elementor tem uma versão gratuita que já te possibilita fazer muita coisa. No entanto, não é possível criar sites tão completos sem sua versão paga. Eu já pago a anualidade deles há alguns anos e com poucos sites que faço eu já tenho o retorno financeiro do investimento pois me economiza muitas horas de trabalho.

Rank math

banner 772x250 2

O Rank Math foi uma surpresa agradável há uns meses e agora já faz parte do meu setup inicial dos sites também. Antigamente eu usava muito o Yoast SEO para lidar com a otimização dos meus sites, mas o Rank Math tem se mostrado mais poderoso e fácil de mexer.

Recomendo esse plugin para você otimizar os seus sites para os mecanismos de busca, isto é, para que você consiga melhores posicionamentos nas pesquisas do Google e outros.

Com seu guia, você consegue fazer todas as configurações em poucos minutos e ainda conectar seu Google Analytics para ver a performance de seus posts e páginas ao longo do tempo.

Esse plugin tem uma versão gratuita muito boa, mas se você quer levar a sério seu SEO talvez valha a pena conferir sua versão paga também.

AMP for WP – Accelerated Mobile Pages

banner 772x250 3

O Google possui uma maneira de otimizar sites no celular chamada Accelerated Mobile Pages (AMP). Ele entende o seu conteúdo, em geral de posts do blog, e cria uma versão mais leve para que as pessoas possam acessar esses artigos quase que instantaneamente – mesmo com conexões de celular fracas.

No entanto, para que o Google crie essas versões otimizadas, é necessário que o site esteja corretamente configurado. E é aí que entra esse plugin.

Ele já cria a versão AMP do seu site com poucos cliques e garante que seja uma versão rápida e bonita para o usuário.

Você pode usar esse plugin e obter todo esse bom resultado de graça.

LiteSpeed Cache

banner 772x250 4

O cache é uma ferramenta de otimização da velocidade de um site. Ele salva partes do site prontas para serem enviadas para os usuários e alivia o estresse do seu servidor. Um pouco técnico, mas a ideia aqui é que você precisa ter um sistema de cache no seu site independentemente do que aconteça.

Existem vários plugins, mas atualmente um dos melhores é o LiteSpeed Cache, especialmente se sua hospedagem faz uso do webserver LiteSpeed.

Esse plugin tem muitas configurações, então sugiro seguir algum tutorial online para o configurar e o aproveitar ao máximo. Porém, mesmo sem nenhuma configuração ele já dará uma melhora substancial no carregamento do seu site simplesmente por estar ativo.

Para quem é mais técnico, no entanto, esse plugin vai dar todas as ferramentas para configurar:

  • Browser cache
  • Object cache
  • Page cache
  • Otimização de arquivos CSS e JS
  • Otimização de banco de dados
  • E muito mais

Esse plugin é completamente grátis, então não há porque não dar uma chance para ele.

Smush

banner 772x250 5

Uma outra maneira de otimizar nossos sites é garantindo que as imagens que subimos neles não são muito pesadas. Para isso, podemos usar o Smush já que ele pode redimensionar nossas imagens gigantes e, mais importante, comprimir todas as imagens do site em arquivos menores sem perda de qualidade.

Sua tecnologia é muito boa e ele automatiza a otimização de novas imagens instantaneamente quando as enviamos para o site.

Gosto muito desse plugin também pela sua simplicidade e rapidez na configuração.

Quando trabalho com alguns clientes, recebemos imagens com 2mb ou mais. Ao serem trabalhadas pelo Smush, elas tendem a reduzir para menos de 1mb sem muito problema.

Esse plugin é gratuito e pra mim normalmente é suficiente. Existe uma versão paga também, mas sugiro apenas para que tem sites um pouco maiores.

UpdraftPlus

banner 772x250 6

Agora saindo um pouco da parte de otimização, precisamos ter uma forma de garantir que nosso site possua um backup.

Se uma atualização do WordPress ou de um plugin quebrar nosso site, o que fazemos? Quando deletamos algo que não devia, e aí?

Se não temos um backup precisaremos trabalhar horas para tentar consertar os erros. Eu mesmo já deletei sites inteiros sem querer.

Possivelmente sua hospedagem já faz backups frequentes, mas sempre gosto de garantir que tenho um recurso a mais caso preciso. Uso o UpdraftPlus já há um tempo e salvo meus backups do site no Google Drive automaticamente.

Isto é, se tiver algum problema no meu servidor, tenho como ter uma versão do site anterior (ou várias versões anteriores) em um local seguro.

Sua configuração é fácil e vale muito a pena, ainda mais que é um plugin gratuito.

Plugins Importantes Extras

Além desses plugins essenciais acima, também tem alguns que usamos dependendo do projeto.

WooCommerce

banner 772x250 7

Se não me engano, o WooCommerce é o sistema de loja online mais usado no mundo. Isso significa que ele é bem completo, conecta com vários sistemas diferentes e também é seguro para crescer uma loja online.

Temos vários clientes que chegaram a faturar perto de 1 milhão no mês utilizando essa ferramenta.

Não vou entrar em detalhes aqui, mas posso dizer que ela oferece muitas ferramentas boas para se vender online com segurança.

É um plugin gratuito para se usar e praticamente todas suas extensões que usamos para vender aqui no Brasil também são gratuitas (sistemas de pagamentos, correios, erps, etc).

Elementor Custom Skin

banner 772x250 8

Dependendo do projeto, precisamos expandir um pouco as funcionalidades do Elementor.

E o Ele Custom Skin é uma das suas extensões que mais utilizamos. Ela nos permite criar ‘skins’ (peles, capas) para qualquer tipo de listagem de posts. Isto é, se você quer criar uma listagem de portfólio diferentona, pode usar esse plugin para deixar sua criatividade solta.

Ele também é gratuito para usar.

HT Slider For Elementor

banner 772x250 9

Assim como o anterior, o HT Slider é uma extensão do Elementor. O que ele nos traz é uma ferramenta de criação de slides com o próprio editor do Elementor.

Então em vez de ter que adicionar um plugin pesado apenas para montar seus slides (como por exemplo o Slider Revolution), você pode colocar essa extensão e aproveitar do próprio Elementor para criar carrosséis e sliders bonitos.

JetEngine – Crocoblock

2021 09 24 09 04

Por fim, quero mencionar o JetEngine. Ele é um plugin que nos permite criar tipos customizados e posts e suas taxonomias. Além disso, tem várias maneiras de criar listagens e até sistemas de publicação de posts via front-end do WordPress. Isto é, você pode criar um sistema para seus usuários sem que eles vejam a área de administração do seu site.

Vale a pena conferir pois é o tipo de plugin que começamos a necessitar quando queremos criar sites mais complexos.

Com ele, podemos criar:

  • Áreas de membros
  • Lojas
  • Diretórios de pesquisa
  • Sistemas de suporte
  • Etc

O limite é nossa imaginação.

Esse plugin não é gratuito, mas tem um preço muito razoável considerando o que ele oferece.

Conclusão

Existem milhares de plugins disponíveis por aí. Já entrei em sites que tinham mais de 50 ativos, inclusive.

No entanto, não é bom termos muitos plugins ativos de uma vez em um determinado site pois quanto mais plugins, mais pesado nossos sites ficam.

Por isso, selecionei esses acima como os principais e mais essenciais para a criação de um site atualmente.

Com esses – e eventualmente uns outros para complementar e adicionar uma funcionalidade específica – conseguimos sites leves e muito capazes.

Tem algum plugin que você gosta e usa muito, mas que não está na lista? Me conta abaixo nos comentários.

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *