Você quer aprender a programar para ingressar nesse mercado ou até mesmo para tirar seu plano de negócio do papel e criar um e-commerce?
Então, você precisa aprender programação e conhecer tudo sobre a linguagem de programação, desde o que é, para que serve e quais os tipos existentes.
Assim, fica mais fácil descobrir por qual caminho seguir. Por isso, não perca o artigo que preparamos para você!
O que é linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que permitem que humanos interajam com computadores. Já para que as informações sejam processadas pelas máquinas, a linguagem deve estar em códigos binários.
Portanto, a linguagem de programação atua como um tradutor, convertendo as palavras-chave e os símbolos que você entende em conteúdo que a máquina pode entender para realizar tarefas específicas.
Porém, como qualquer tipo de linguagem de comunicação, a programação segue um conjunto de regras sintáticas e semânticas que dão sentido e lógica ao que é dito. Esses padrões constituem a chamada lógica de programação.
Para que serve?
A linguagem de programação tem aplicações diversas. É possível utilizá-la para desenvolver websites, criar softwares, desenvolver jogos, programar smartphones, fazer animações e muito mais.
Portanto, está presente em praticamente todos os lugares, pois todos os equipamentos eletrônicos utilizam um processador e uma programação;
Tipos de linguagens de programação
Existem diferentes tipos de linguagens de programação. Eles são definidos em termos de “distância” entre o hardware e a linguagem. Entenda:
Linguagem de baixo nível
As linguagens de baixo nível são aquelas que estão mais próximas do sistema binário. Incluindo a montagem e o código de máquina acima mencionados. Eles estabelecem uma conexão direta entre o programa e o hardware.
Linguagem de alto nível
Por sua vez, as linguagens de programação de alto nível estão mais próximas das linguagens humanas, tornando a vida dos programadores mais fácil.
Geralmente você escreve códigos no idioma que conhece (como o português ou inglês) e, em seguida, traduz para o idioma da máquina por meio de um tradutor ou compilador.
Principais linguagens de programação
Além disso, ainda existem diferentes linguagens de programação. A seguir, listamos as principais utilizadas:
Java
Atualmente, Java é considerada a melhor linguagem para aprender programação orientada a objetos devido sua simplicidade e legibilidade.
A linguagem oferece uma ampla gama de aplicações de mercado (web, mobile, desktop, etc.).
JavaScript
O JavaScript é uma linguagem de programação que existe em quase todas as páginas da web. Possui várias aplicações muito interessantes, principalmente em termos de interação com o usuário e dinâmica de página.
É a base dos desenvolvedores web, conversando diretamente com outras linguagens (principalmente HTML e CSS). Também possibilita o preenchimento de formulários, botões de função e atualização de dados em tempo real.
Python
Python possui uma sintaxe simples e uma ampla gama de aplicações, além da flexibilidade de estilo de programação, é também uma linguagem amplamente direcionada ao mercado, principalmente nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados.
A procura por um curso de python tem aumentado exponencialmente e esse é visto como um conhecimento promissor.
PHP
PHP também é conhecida por ser fácil de usar e pode ser embutida no HTML. Ela é utilizada principalmente para desenvolvimento web e atua como o “esqueleto” da página.
Essa linguagem permite trocar informações e solicitações intermediárias entre a página e o banco de dados.
SQL
Já a SQL tem aplicação mais específica, seu objetivo é interagir com o banco de dados. É usado para conduzir pesquisas, inserir dados e filtrar informações.
Portanto, ela pode ser combinada com outras linguagens (como PHP e HTML) para armazenar informações e permitir uma filtragem sofisticada.
Por que a linguagem de programação é importante?
A programação tem se tornado cada vez mais relevante com o surgimento da Indústria 4.0, que é o contexto tecnológico atual. Assim, aprender programação é indispensável para o desenvolvimento de tecnologias!
Nesse cenário, a profissão se tornará ainda mais indispensável e o mercado irá exigir profissionais cada vez mais capacitados nos próximos anos.
Portanto, a linguagem de programação se torna ainda mais importante, pois:
#1 Está presente em todos os lugares
Vivemos na era da informação e da tecnologia. Logo, a linguagem de programação está presente em tudo, em escolas, hospitais, empresas, indústrias, no trânsito e muito mais.
#2 Desenvolve o raciocínio lógico
A programação ajuda no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, abstração, criatividade e autonomia. Por essa razão, diversos países estão inserindo esse tipo de ensino na grade curricular das escolas e veem essa linguagem como a “nova alfabetização”.
#3 Mercado de trabalho em ascensão
Além disso, a expectativa para o futuro é que a tecnologia esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial, por exemplo.
Com isso, o mercado de trabalho ficará ainda mais aquecido e representa um setor promissor para as próximas gerações.