O que é linguagem de programação e por que ela é importante?

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Você quer aprender a programar para ingressar nesse mercado ou até mesmo para tirar seu plano de negócio do papel e criar um e-commerce?

Então, você precisa aprender programação e conhecer tudo sobre a linguagem de programação, desde o que é, para que serve e quais os tipos existentes. 

Assim, fica mais fácil descobrir por qual caminho seguir. Por isso, não perca o artigo que preparamos para você!

O que é linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que permitem que humanos interajam com computadores. Já para que as informações sejam processadas pelas máquinas, a linguagem deve estar em códigos binários.

Portanto, a linguagem de programação atua como um tradutor, convertendo as palavras-chave e os símbolos que você entende em conteúdo que a máquina pode entender para realizar tarefas específicas.

Porém, como qualquer tipo de linguagem de comunicação, a programação segue um conjunto de regras sintáticas e semânticas que dão sentido e lógica ao que é dito. Esses padrões constituem a chamada lógica de programação.

Para que serve?

A linguagem de programação tem aplicações diversas. É possível utilizá-la para desenvolver websites, criar softwares, desenvolver jogos, programar smartphones, fazer animações e muito mais.

Portanto, está presente em praticamente todos os lugares, pois todos os equipamentos eletrônicos utilizam um processador e uma programação;

Tipos de linguagens de programação

Existem diferentes tipos de linguagens de programação. Eles são definidos em termos de “distância” entre o hardware e a linguagem. Entenda:

Linguagem de baixo nível

As linguagens de baixo nível são aquelas que estão mais próximas do sistema binário. Incluindo a montagem e o código de máquina acima mencionados. Eles estabelecem uma conexão direta entre o programa e o hardware.

Linguagem de alto nível

Por sua vez, as linguagens de programação de alto nível estão mais próximas das linguagens humanas, tornando a vida dos programadores mais fácil.

Geralmente você escreve códigos no idioma que conhece (como o português ou inglês) e, em seguida, traduz para o idioma da máquina por meio de um tradutor ou compilador.

Principais linguagens de programação

Além disso, ainda existem diferentes linguagens de programação. A seguir, listamos as principais utilizadas:

Java

Atualmente, Java é considerada a melhor linguagem para aprender programação orientada a objetos devido sua simplicidade e legibilidade.

A linguagem oferece uma ampla gama de aplicações de mercado (web, mobile, desktop, etc.). 

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação que existe em quase todas as páginas da web. Possui várias aplicações muito interessantes, principalmente em termos de interação com o usuário e dinâmica de página.

É a base dos desenvolvedores web, conversando diretamente com outras linguagens (principalmente HTML e CSS). Também possibilita o preenchimento de formulários, botões de função e atualização de dados em tempo real.

Python

Python possui uma sintaxe simples e uma ampla gama de aplicações, além da flexibilidade de estilo de programação, é também uma linguagem amplamente direcionada ao mercado, principalmente nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados. 

A procura por um curso de python tem aumentado exponencialmente e esse é visto como um conhecimento promissor. 

PHP

PHP também é conhecida por ser fácil de usar e pode ser embutida no HTML. Ela é utilizada principalmente para desenvolvimento web e atua como o “esqueleto” da página. 

Essa linguagem permite trocar informações e solicitações intermediárias entre a página e o banco de dados.

SQL

Já a SQL tem aplicação mais específica, seu objetivo é interagir com o banco de dados. É usado para conduzir pesquisas, inserir dados e filtrar informações.

Portanto, ela pode ser combinada com outras linguagens (como PHP e HTML) para armazenar informações e permitir uma filtragem sofisticada. 

Por que a linguagem de programação é importante?

A programação tem se tornado cada vez mais relevante com o surgimento da Indústria 4.0, que é o contexto tecnológico atual. Assim, aprender programação é indispensável para o desenvolvimento de tecnologias!

Nesse cenário, a profissão se tornará ainda mais indispensável e o mercado irá exigir profissionais cada vez mais capacitados nos próximos anos.

Portanto, a linguagem de programação se torna ainda mais importante, pois:

#1 Está presente em todos os lugares

Vivemos na era da informação e da tecnologia. Logo, a linguagem de programação está presente em tudo, em escolas, hospitais, empresas, indústrias, no trânsito e muito mais.

#2 Desenvolve o raciocínio lógico

A programação ajuda no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, abstração, criatividade e autonomia. Por essa razão, diversos países estão inserindo esse tipo de ensino na grade curricular das escolas e veem essa linguagem como a “nova alfabetização”.

#3 Mercado de trabalho em ascensão

Além disso, a expectativa para o futuro é que a tecnologia esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial, por exemplo.

Com isso, o mercado de trabalho ficará ainda mais aquecido e representa um setor promissor para as próximas gerações.

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Paula Moraes

Paula Moraes