O que é linguagem de programação e por que ela é importante?

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Você quer aprender a programar para ingressar nesse mercado ou até mesmo para tirar seu plano de negócio do papel e criar um e-commerce?

Então, você precisa aprender programação e conhecer tudo sobre a linguagem de programação, desde o que é, para que serve e quais os tipos existentes. 

Assim, fica mais fácil descobrir por qual caminho seguir. Por isso, não perca o artigo que preparamos para você!

O que é linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que permitem que humanos interajam com computadores. Já para que as informações sejam processadas pelas máquinas, a linguagem deve estar em códigos binários.

Portanto, a linguagem de programação atua como um tradutor, convertendo as palavras-chave e os símbolos que você entende em conteúdo que a máquina pode entender para realizar tarefas específicas.

Porém, como qualquer tipo de linguagem de comunicação, a programação segue um conjunto de regras sintáticas e semânticas que dão sentido e lógica ao que é dito. Esses padrões constituem a chamada lógica de programação.

Para que serve?

A linguagem de programação tem aplicações diversas. É possível utilizá-la para desenvolver websites, criar softwares, desenvolver jogos, programar smartphones, fazer animações e muito mais.

Portanto, está presente em praticamente todos os lugares, pois todos os equipamentos eletrônicos utilizam um processador e uma programação;

Tipos de linguagens de programação

Existem diferentes tipos de linguagens de programação. Eles são definidos em termos de “distância” entre o hardware e a linguagem. Entenda:

Linguagem de baixo nível

As linguagens de baixo nível são aquelas que estão mais próximas do sistema binário. Incluindo a montagem e o código de máquina acima mencionados. Eles estabelecem uma conexão direta entre o programa e o hardware.

Linguagem de alto nível

Por sua vez, as linguagens de programação de alto nível estão mais próximas das linguagens humanas, tornando a vida dos programadores mais fácil.

Geralmente você escreve códigos no idioma que conhece (como o português ou inglês) e, em seguida, traduz para o idioma da máquina por meio de um tradutor ou compilador.

Principais linguagens de programação

Além disso, ainda existem diferentes linguagens de programação. A seguir, listamos as principais utilizadas:

Java

Atualmente, Java é considerada a melhor linguagem para aprender programação orientada a objetos devido sua simplicidade e legibilidade.

A linguagem oferece uma ampla gama de aplicações de mercado (web, mobile, desktop, etc.). 

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação que existe em quase todas as páginas da web. Possui várias aplicações muito interessantes, principalmente em termos de interação com o usuário e dinâmica de página.

É a base dos desenvolvedores web, conversando diretamente com outras linguagens (principalmente HTML e CSS). Também possibilita o preenchimento de formulários, botões de função e atualização de dados em tempo real.

Python

Python possui uma sintaxe simples e uma ampla gama de aplicações, além da flexibilidade de estilo de programação, é também uma linguagem amplamente direcionada ao mercado, principalmente nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados. 

A procura por um curso de python tem aumentado exponencialmente e esse é visto como um conhecimento promissor. 

PHP

PHP também é conhecida por ser fácil de usar e pode ser embutida no HTML. Ela é utilizada principalmente para desenvolvimento web e atua como o “esqueleto” da página. 

Essa linguagem permite trocar informações e solicitações intermediárias entre a página e o banco de dados.

SQL

Já a SQL tem aplicação mais específica, seu objetivo é interagir com o banco de dados. É usado para conduzir pesquisas, inserir dados e filtrar informações.

Portanto, ela pode ser combinada com outras linguagens (como PHP e HTML) para armazenar informações e permitir uma filtragem sofisticada. 

Por que a linguagem de programação é importante?

A programação tem se tornado cada vez mais relevante com o surgimento da Indústria 4.0, que é o contexto tecnológico atual. Assim, aprender programação é indispensável para o desenvolvimento de tecnologias!

Nesse cenário, a profissão se tornará ainda mais indispensável e o mercado irá exigir profissionais cada vez mais capacitados nos próximos anos.

Portanto, a linguagem de programação se torna ainda mais importante, pois:

#1 Está presente em todos os lugares

Vivemos na era da informação e da tecnologia. Logo, a linguagem de programação está presente em tudo, em escolas, hospitais, empresas, indústrias, no trânsito e muito mais.

#2 Desenvolve o raciocínio lógico

A programação ajuda no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, abstração, criatividade e autonomia. Por essa razão, diversos países estão inserindo esse tipo de ensino na grade curricular das escolas e veem essa linguagem como a “nova alfabetização”.

#3 Mercado de trabalho em ascensão

Além disso, a expectativa para o futuro é que a tecnologia esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial, por exemplo.

Com isso, o mercado de trabalho ficará ainda mais aquecido e representa um setor promissor para as próximas gerações.

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Paula Moraes

Paula Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *