Somos sua nova área de tecnologia

Tecnologia em alta: Acompanhe 5 tendências

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A tecnologia é uma força que está sempre em transformação, e isso vale para os negócios também. 

Com a revolução digital, as empresas precisam se adaptar às novas formas de interação com o consumidor e ao uso crescente da tecnologia na rotina das pessoas.

Para que você esteja por dentro das principais tendências da tecnologia, preparamos este artigo com 5 delas! 

Vamos conferir?

Tecnologia e a transformação digital nos negócios

A tecnologia vem sendo incorporada nos negócios de maneira fantástica e já se tornou indispensável em qualquer área. 

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, até 2025, um quarto da força de trabalho global será composta por robôs e inteligência artificial.

Com a popularização da internet, as pessoas têm acesso às informações em tempo real e isso mudou o modo como elas consomem produtos e serviços. 

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e isso também se reflete nos negócios.

As empresas estão cada vez mais buscando soluções tecnológicas para melhorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a eficiência. 

E, claro, isso contribui para a transformação digital nos negócios que em inúmeras áreas já está muito avançada.

O mercado de varejo, por exemplo, está constantemente evoluindo os seus processos e já apresenta uma gestão do varejo muito mais eficiente, seja na administração das lojas ou no atendimento aos clientes.

Outros mercados, como as indústrias em geral, também estão acompanhando essa tendência.

E cada vez mais buscam soluções tecnológicas para automatizar os seus processos.

Tecnologia e sua revolução nas empresas

A tecnologia está cada dia mais presente nas empresas, seja para automatizar processos ou mesmo como ferramenta de Marketing e Vendas.

Revoluções tecnológicas mais atuais como a Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial, por exemplo, têm impactado diretamente o mercado como um todo.

Gerando inovações e transformações nas organizações, desde os seus processos até o pensamento estratégico.

Um ponto de destaque é que, o uso estratégico de dados e a análise deles são cada dia mais relevantes para as companhias.

Seja para tomar decisões importantes ou até mesmo melhorar a relação com os clientes.

Hoje já é possível, por exemplo, monitorar o comportamento do consumidor e entender seus desejos para oferecer produtos e serviços alinhados às suas necessidades.

Coisa que há 20 anos era muito complicado e caro de fazer.

5 tendências da tecnologia para acompanhar

Agora que você já entendeu a importância da tecnologia nos negócios e sua revolução no mercado, é hora de conhecer as principais tendências que já estão sendo utilizadas.

Confira abaixo algumas:

#1 IA generativa

A inteligência artificial é uma ferramenta que está sendo cada dia mais utilizada nas empresas e já está presente em diversos setores.

Uma das tendências mais interessantes da IA é a geração de conteúdo, que tem como objetivo criar textos, imagens e vídeos de forma automatizada.

A tecnologia ainda está em evolução, mas já é possível encontrar diversas ferramentas que fazem esse tipo de geração de conteúdo, seja para sites ou redes sociais.

#2 Metaverso

O metaverso é uma realidade virtual que está sendo cada dia mais desenvolvida e pode ser considerada como a evolução dos jogos online. 

A ideia é criar um mundo totalmente imersivo, onde as pessoas possam se comunicar, trabalhar e até mesmo viver.

O metaverso ainda está em desenvolvimento.

Mas já é possível encontrar algumas ferramentas que permitem a criação de ambientes virtuais, como o Second Life, por exemplo.

O metaverso pode ser uma ótima opção para empresas que buscam soluções inovadoras e que querem criar um diferencial competitivo. 

Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para treinamento de funcionários ou até mesmo para eventos corporativos.

#3 Inteligência de decisão

A inteligência de decisão é uma tecnologia cujo objetivo é auxiliar as pessoas a tomarem decisões mais assertivas. 

Ela utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados e, a partir daí, gerar insights para a tomada de decisões.

A inteligência de decisão está cada vez mais presente em nossas vidas. 

Empresas utilizam essa tecnologia para, por exemplo, oferecer produtos e serviços personalizados aos seus clientes. 

Além disso, ela também pode ser utilizada para automatizar processos administrativos e operacionais.

#4 Computação de aprimoramento de privacidade

A computação de aprimoramento de privacidade é uma área da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de técnicas para melhorar a privacidade das pessoas.

Isso em relação ao uso dos seus dados confidenciais.

Essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, à medida que o uso de dados pessoais se tornou cada vez mais comum. 

Algumas das técnicas mais utilizadas na computação de aprimoramento de privacidade são a criptografia, o controle de acesso e a anonimidade de dados.

Além disso, o seu uso se estende a documentos como contratos, acordos de confidencialidade e outros através do uso de assinaturas digitais, por exemplo.

#5 Data Fabric

O Data Fabric permite que as empresas criem, gerenciem e analisem seus dados de maneira unificada para obter insights valiosos. 

Com o Data Fabric, é possível conectar os dados em diferentes locais e formatos para que eles possam ser rapidamente analisados e visualizados.

Isso torna mais fácil para as empresas tomarem decisões baseadas em dados, o que pode resultar em melhores resultados para seus negócios. 

A tendência do Data Fabric está crescendo, pois as empresas estão buscando maneiras de melhorar a tomada de decisões baseadas em dados.

Como você pode ver, a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e isso não deve parar tão cedo. 

As tendências apresentadas acima são apenas algumas das mais interessantes que estão em alta no momento, mas há muitas outras que você pode explorar.

Fique de olho nas tendências da tecnologia e acompanhe o seu desenvolvimento para ficar sempre por dentro das novidades. 

Afinal, elas podem te ajudar a criar soluções inovadoras para os seus negócios e até mesmo mudar o jeito como você vive e trabalha.

O que achou dessas tendências? 

Você já utiliza alguma delas em seu dia a dia ou conhece outras que podemos ter deixado de fora?

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Paula Moraes

Paula Moraes