Criar um site pode ser uma tarefa que assusta não é mesmo?
Entendo como se sente, então resolvi criar esse artigo para te mostrar exatamente como você pode criar o seu próprio website.
Minha primeira experiência com criação de websites foi por volta de 2003, quando criei meu primeiro website utilizando o aposentado Microsoft Front-page.
Eu não sabia nada de programação e muito menos de como a internet funcionava, mas não importava pois mesmo naquela época era possível colocar sites online sem esse tipo de conhecimento técnico.
Olha como isso melhorou:
Atualmente o processo é pelo menos umas 10 vezes mais fácil e o resultado pode ser 100 vezes mais profissional. Aliás, eu acredito que, cada vez mais, a criação de grande parte dos sites não precisará envolver um desenvolvedor web diretamente.
Hoje eu sou desenvolvedor de websites. Significa que vou perder meu trabalho no futuro?
Com certeza! Mas está tudo bem pois todas as profissões precisam se transformar e novas oportunidades também surgem com esse processo.
- Informação importante: O guia ainda está em desenvolvimento, então alguns itens ainda não estão disponíveis ou públicos.
Como funciona esse guia de como criar um site
Esse guia completo de como criar um site tem como objetivo te ensinar tudo que você precisa saber para colocar e manter um site no ar sem necessidade de conhecimento técnico.
Vamos passar por como a internet funciona, principais formas de criarmos os websites, como os colocar online e até como os otimizamos para SEO (Search Engine Optimization – Otimização para os Sistemas de Busca), segurança e velocidade.
Como esse tema é enorme, os passos serão distribuidos em artigos separados e estão todos linkados devidamente para você, caso queira, aprofundar seus conhecimentos.
Além disso, temos alguns momentos que podemos ou escolher formas mais simples ou mais complexas. Vou apontar a dificuldade das ações em:
- 1 – Fácil
- 2 – Médio
- 3 – Difícil
Como exemplo, na hora de escolhermos a hospedagem do site – onde vamos colocar o site para todo mundo poder acessar – podemos escolher entre um caminho fácil que tem um custo por mês, um camimho intermediário que o primeiro ano é gratuito ou o caminho difícil que é de graça pra sempre.
Como há muito sobre o assunto, precisamos de um um guia para seguir. Além disso, crei abaixo três caminhos que você pode seguir:
- Caminho Expresso
- Caminho Interessado
- Caminho Completo
O Expresso te possiblilita a criação de um website em muito pouco tempo sem te explicar muita coisa.
Já o caminho Interessado é aquele famoso caminho do meio, para pessoas que querem saber um pouquinho mais mas não quererm também virar desenvolvedoras de sites.
Por sua vez, o caminho Completo contém todos os detalhes e explicações do processo e, quem sabe, poder até oferecer o serviço de criação de sites para outras pessoas ou empresas.
Caminho Expresso – Crie seu site em 2 horas
1 > 3.2 > 3.3 > 4.2 > 7 > 10
Caminho Interessado – Aproximadamente 10h de estudo
1 > 3 > 4.1 > 4.2 > 4.3 > 5.1 > 5.4 > 6 > 7.2 > 7.3 > 8 > 10 > 14 > 15 > 16 > 17 > 18 > 25
Caminho Completo – Mais de 30h de conteúdo
Naturalmente, todos os itens 🙂
Divisão de temas
Parte 1 – Introdução: 1 a 6
Parte 2 – Criação dos Websites: 7 a 13
Parte 3 – Criação de Conteúdo: 14 a 16
Parte 4 – Otimização de velocidade e segurança: 17 e 18
Parte 5 – Serviços complementares e Monetização: 19 a 25
Todos os ítens
- Por que ter um site
- Como funciona a internet
- Domínio
- Servidor e Hospedagem
- Layout e Design do Site
- Tipos de sites
- Instalar o WordPress
- Como o WordPress Funciona
- Criação de um site tipo Blog no WordPress
- Criação de um site tipo Institucional
- Criação de um site tipo E-commerce – Loja Online
- Criação de um site tipo Porfólio
- Criar um site estático com HTML
- Relevância dos conteúdos
- SEO
- Como divulgar o seu site
- Como aumentar a velocidade do seu site
- Segurança do seu website
- E-mail com o seu domínio
- E-mail marketing
- Imagens para site
- Analytics
- Chat no site
- Melhores Plugins do WordPress
- Melhores formas de monetizar seu site
Daqui pra frente
Com esses conhecimentos acima você poderá construir sites dos mais variados tipos, propósitos e tamanhos. Contudo, esses formatos são mais voltados para o a criação de websites sem o uso de código.
Se você gostou do assunto, recomendo então nosso guia completo de como se tornar um desenvolvedor(a) web.
O foco desse outro guia é como você pode realmente desenvolver suas habilidades para criar ferramentas com a programação e não só com ferramentas visuais.
As tecnologias, ferramentas e melhores maneiras de se fazer qualquer tipo de site estão sempre crescendo, então esse guia está em constante mutação também.
Para finalizar, gostaria de te pedir para compartilhar esse artigo com outras pessoas que podem também se interessar em como criar um site.
Também, peço que dê prioridade para os links que adicionamos para os diversos serviços e produtos na hora de realizar uma compra pois nos ajuda a continuar criando conteúdo gratuito de qualidade.
Divirta-se!