Guia Completo

Por que seu Mac tem a tela branca da morte e como corrigi-lo

Enquanto meus colegas e eu recordamos os casos relacionados à Tela Branca da Morte no Mac com os quais lidamos, estimamos que 7 a 8 em cada 10 estejam ligados a problemas de software, sendo que apenas alguns exigem reparos de hardware. Isso significa que a maioria de vocês provavelmente conseguirá consertar o Mac sem precisar ir a um centro de serviço.

Neste artigo, vamos explicar por que a tela branca ao iniciar o Mac pode não ser um grande problema, o que significa a Tela Branca da Morte no MacBook e como corrigi-la caso seu Mac inicialize em uma tela branca.

Como recuperar um Mac travado em uma tela branca: Soluções rápidas

Para economizar seu tempo, reuni as principais soluções na tabela abaixo – se estiver confiante, siga direto para a solução desejada. Se precisar de instruções mais detalhadas, role para baixo para encontrar um passo a passo e dicas adicionais.

Sua soluçãoPassos
Desconectar dispositivos externosDesconecte todos os periféricos, reinicie o Mac, reconecte um dispositivo e, se a tela branca persistir, repita o processo com todos os dispositivos.
Iniciar em modo de segurançaEntre no modo de segurança, execute o Utilitário de Disco e corrija os erros, se houver. Em seguida, remova itens de login suspeitos.
Utilizar o Utilitário de DiscoReinicie no modo de recuperação (pressione o botão de energia e depois Command + R), abra o Utilitário de Disco e execute o Primeiros Socorros.
Resetar PRAM/NVRAMReinicie o Mac mantendo pressionado Command + Option + P + R e solte após o segundo som de inicialização.
Resetar o SMC (Macs com Intel)Desligue, mantenha pressionado Control + Option + Shift + Power, solte após 7 segundos e reinicie.
Reinstalar o macOSInicialize no modo de recuperação, selecione Reinstalar o macOS e siga as instruções exibidas.
Limpar arquivos desnecessários do sistemaUtilize CleanMyMac para remover caches desatualizados, restos de programas, arquivos inúteis e outros resíduos.
Monitorar a saúde do sistemaInstale o iStat Menus para acompanhar o desempenho do CPU, GPU, disco e temperatura, garantindo uma manutenção proativa.

A tela branca da morte

A tela branca da morte geralmente ocorre quando o Mac não consegue inicializar o sistema operacional por algum motivo. Pode ser comparado a um cenário em que o computador executa o programa de inicialização, mas algo dá errado – por exemplo, o Mac não encontra o disco de inicialização – e o sistema trava.

Às vezes, o Mac exibe a tela branca por um ou dois segundos; em outras ocasiões, ele fica travado nela.

A seguir, as causas mais comuns da Tela Branca da Morte no Mac:

  • Conflitos com dispositivos externos (impressoras, monitores, teclados);
  • Arquivos do sistema corrompidos (por exemplo, devido a malwares ou erros durante uma atualização do macOS);
  • Conflitos de software com o macOS (como programas incompatíveis);
  • Problemas com o PRAM/NVRAM;
  • Falhas no SMC;
  • Danos de hardware (GPU, SSD, placa lógica, cabos – praticamente qualquer componente).

De acordo com a minha experiência (e a dos meus colegas), Macs com processadores Intel parecem ser mais propensos a esse problema do que aqueles com chips M. Computadores mais antigos também têm maior probabilidade de precisar de reparos no disco rígido.

Como corrigir a Tela Branca da Morte no seu Mac

Organizei as correções na ordem que considero mais fácil e apropriada. Você pode seguir em qualquer ordem, mas recomendo deixar a reinstalação do macOS para o final.

Desconectar dispositivos externos

Periféricos podem, às vezes, impedir que o Mac inicie, devido a conflitos com drivers, hardware danificado ou um disco de inicialização configurado de forma equivocada.

Para testar essa hipótese, desligue completamente o Mac, desconecte todos os cabos — exceto os essenciais, como o cabo de energia — e ligue-o novamente.

Se o computador inicializar normalmente, algum dos dispositivos externos está causando o problema. Basta identificar qual deles é o culpado:

  1. Conecte um dos dispositivos externos que estavam sendo utilizados quando a tela branca apareceu.
  2. Reinicie o Mac.
  3. Se a tela branca não reaparecer, desconecte o dispositivo e teste o próximo.
  4. Reinicie o Mac novamente.
  5. Repita esse processo até identificar qual dispositivo está causando a falha.

Se essa solução funcionar e seu Mac voltar a iniciar normalmente, é recomendável realizar uma limpeza no sistema. Elimine arquivos desnecessários, caches desatualizados, restos de aplicativos antigos e outros arquivos que possam conflitar com o hardware ou com outros programas.

Para mim, o CleanMyMac é a melhor opção, pois remove gigabytes de resíduos toda semana (costumo fazer limpezas regulares, pelo menos uma vez por semana). Quando preciso de uma limpeza rápida, utilizo o Smart Care; se tiver mais tempo, reviso todos os scans – Limpeza, Desempenho, Proteção e outros.

cmm smart care

Iniciar o Mac em modo de segurança e limpá-lo

É necessário utilizar o modo de segurança para determinar se a Tela Branca da Morte é causada pelo sistema operacional ou por algum software adicional instalado no MacBook.

O modo de segurança carrega apenas os componentes essenciais do sistema, sem os quais o macOS não funcionaria. Portanto, se o Mac inicializar normalmente nesse modo, o problema provavelmente está relacionado a softwares de terceiros, como aplicativos ou itens de login.

Além de isolar o Mac de conteúdos desnecessários, o modo de segurança realiza uma limpeza básica – ele verifica os discos e limpa o cache do sistema. Em algumas situações, apenas entrar no modo de segurança pode resolver o problema, embora geralmente seja melhor combinar essa ação com outras etapas de solução.

Etapa 1. Entrar no modo de segurança

Para Macs com chip M:

  1. Desligue completamente o Mac.
  2. Pressione e segure o botão de energia até aparecer “Carregando opções de inicialização”.
  3. Selecione um volume.
  4. Mantenha pressionada a tecla Shift.
  5. Clique em “Continuar em modo de segurança”.

O Mac deverá reiniciar automaticamente, exibindo “Inicialização Segura” na barra de menu.

Para Macs com processadores Intel:

  1. Desligue completamente o Mac.
  2. Pressione o botão de energia para ligá-lo.
  3. Imediatamente, mantenha pressionada a tecla Shift.
  4. Quando o logotipo da Apple aparecer na tela, solte a tecla Shift.

Etapa 2. Executar o Utilitário de Disco para identificar e corrigir erros

  1. Abra o Utilitário de Disco (pelo Spotlight ou em Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco).
  2. Selecione o disco de inicialização (geralmente chamado de “Macintosh HD”) e clique em “Primeiros Socorros”.
  3. Corrija os erros que forem encontrados.

Etapa 3. Remover itens de login problemáticos

  1. Acesse as Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > Itens de Início.
  2. Remova os programas que possam estar causando o problema, começando por itens suspeitos que você não se recorda de ter instalado, utilitários desatualizados, aplicativos antivírus e ferramentas de gerenciamento de disco.
  3. Selecione esses itens e remova-os clicando no botão “-”.

Utilizar o Utilitário de Disco para verificar ou reparar discos

  1. Desligue completamente o Mac.
  2. Pressione o botão de energia para ligá-lo.
  3. Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Command + R.
  4. Solte as teclas ao visualizar o logotipo da Apple.
  5. Quando solicitado, selecione “Utilitário de Disco” e clique em “Continuar”.
  6. Escolha o disco que deseja reparar.
  7. Clique no botão “Primeiros Socorros”.

O Utilitário de Disco corrige erros relacionados à formatação e à estrutura de diretórios do disco, podendo, assim, ajudar na resolução do problema.

Resetar PRAM/NVRAM

O PRAM/NVRAM (memória de acesso randômico não volátil) armazena informações essenciais para a inicialização do Mac – como configurações do disco de inicialização, registros de pânico do kernel, algumas configurações de exibição, entre outros. Essas configurações são gerenciadas pelo firmware do Mac para garantir o funcionamento adequado. Caso não estejam configuradas corretamente (por exemplo, se o disco de inicialização errado estiver selecionado), a tela branca da morte pode aparecer.

Nesse caso, resetar o PRAM/NVRAM pode ajudar. Não se preocupe, pois esse procedimento é seguro e não afeta seus arquivos, aplicativos ou dados pessoais.

  1. Desligue completamente o Mac.
  2. Pressione o botão de energia para ligá-lo.
  3. Imediatamente, pressione e segure as teclas Command + Option + P + R.
  4. Quando ouvir o som de inicialização ou ver o logotipo da Apple, solte as teclas.

O procedimento de reset do PRAM/NVRAM é semelhante para MacBook Air, MacBook Pro e iMac, mas funciona apenas em computadores com processadores Intel. Para Macs com Apple Silicon, uma simples reinicialização já produz o mesmo efeito.

Se o reset do PRAM/NVRAM resolver o problema, é interessante instalar o iStat Menus. Embora não elimine diretamente a tela branca, ele ajudará a monitorar o funcionamento do Mac, acompanhando o uso de CPU, memória, temperatura e atividade dos ventiladores. Assim, se algo começar a dar errado, você poderá agir rapidamente.

istat menus

Resetar o SMC

O SMC (Controlador de Gerenciamento do Sistema) é responsável pelo gerenciamento de energia, funções térmicas, operações de exibição e outros aspectos do sistema. Resetá-lo pode ajudar a corrigir problemas de inicialização lenta ou a persistência da tela branca.

Veja como resetar o SMC para eliminar a Tela Branca da Morte:

  1. Desligue completamente o Mac.
  2. Pressione e mantenha pressionadas as teclas Control + Option (ambas localizadas no lado esquerdo do teclado) e a tecla Shift (localizada no lado direito).

reset smc

  1. Mantenha as teclas pressionadas por 7 segundos e, em seguida, pressione e segure o botão de energia.
  2. Mantenha ambos pressionados por mais 7 segundos.
  3. Solte e aguarde alguns segundos.
  4. Ligue o Mac.

Assim como o reset do PRAM/NVRAM, resetar o SMC não afeta seus arquivos, aplicativos ou dados pessoais – ele apenas ajusta configurações em nível do sistema. Caso queira se aprofundar, existem guias detalhados sobre como resetar o PRAM/NVRAM e o SMC no Mac.

Reinstalar o macOS

Se não houver indícios de corrupção no disco e todas as outras medidas falharem, tente reinstalar o macOS.

  1. Entre no modo de recuperação do macOS.
  2. Para Macs com Apple Silicon: pressione e segure o botão de energia até que a janela de opções de inicialização apareça. Em seguida, clique em “Opções” e depois em “Continuar”.
  3. Para outros Macs: pressione o botão de energia e, imediatamente após, mantenha pressionadas as teclas:

    • Command + R (para a versão atual do macOS instalado recentemente);

    • Option + Command + R (para o macOS mais recente compatível com seu Mac);

    • Shift + Option + Command + R (para o macOS que veio originalmente com seu Mac).

    Quando o logotipo da Apple ou um globo giratório aparecer, solte as teclas.
  4. Na janela de Utilitários, selecione “Reinstalar o macOS” e clique em “Continuar”.
  5. Siga as instruções exibidas na tela para concluir o processo.

Para um guia detalhado, procure o artigo “Como reinstalar o macOS [Sem bagunçar seus dados]”.

O que posso fazer para evitar uma tela branca no futuro?

Não sou fã de tentar prevenir cada problema específico; prefiro manter o Mac em boa saúde geral. As recomendações para a maioria dos problemas, inclusive a Tela Branca da Morte, são basicamente as mesmas:

  • Mantenha seu Mac limpo regularmente. Utilizo o CleanMyMac, que opera em segundo plano, monitorando se tudo está em ordem com o laptop. Ele alerta caso detecte carga excessiva, software suspeito ou qualquer anormalidade.
  • Acompanhe os indicadores e sensores. O iStat Menus monitora a CPU, GPU, temperatura e funcionamento dos ventiladores. Se os componentes não estiverem superaquecendo, há menos probabilidade de falhas.
  • Monitore a saúde da bateria. Uma bateria inchada ou superaquecida pode ocasionar problemas não apenas no próprio componente, mas também em partes próximas. Verifico a saúde da bateria usando o iStat Menus ou o Endurance.

Embora eu utilize diversos outros aplicativos de manutenção, esses são os que considero mais relevantes nesse contexto. Todos eles – assim como a maioria dos meus aplicativos para Mac – provêm do Setapp, uma plataforma com mais de 250 aplicativos para macOS e iOS, disponíveis por meio de assinatura sem anúncios e em versões premium. Novatos podem experimentá-los gratuitamente por 7 dias; para os assinantes, o plano tem preço a partir de US$ 9,99 mensais.

Author

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *